Prazo para eleitor informar restrições termina nesta segunda-feira (4)
O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, que tenha solicitado transferência para seção eleitoral especial, tem até esta segunda-feira, 4 de julho, para comunicar ao juiz eleitoral suas restrições e necessidades. A partir da comunicação, que deve ser feita por escrito, a Justiça Eleitoral busca providenciar as adaptações adequadas para garantir que ele vote nas eleições de outubro.
Os procedimentos para atender o público com necessidades especiais estão previstos em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das determinações é que os locais de votação tenham fácil acesso, com estacionamento próximo. Há também a possibilidade de que o eleitor seja acompanhado por uma pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral.
A Justiça Eleitoral tem urnas eletrônicas com sistema de áudio, teclado em braile e recursos auxiliares aos deficientes visuais. A Justiça Eleitoral tem o registro de quase 700 mil eleitores com deficiência, sendo mais de 130 mil no exterior, de acordo com o TSE.
No dia 2 de outubro os eleitores vão às urnas votar para eleger prefeitos e vereadores. O segundo turno, quando houver, será no dia 30 de outubro.
Últimas notícias
Polícia Militar intensifica ações de proteção às mulheres e registra prisão por violência doméstica em Penedo
Homem discute com mulher, dá facada em outro homem e é contido por populares no Jacintinho
Palmeira de Fora feira encerra festejos juninos com a Ressaca do São João do Povo 2026
Milei chama Lula de "presidiário" e pede Flávio contra "tragédia econômica"
Família recebe pedido de resgate após pedreiro alagoano desaparecer em São Paulo
Renan Filho propõe bolsa para alunos com boas notas e promete novo ciclo de investimentos na educação
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
