TJ/AL afasta Mesa Diretora da Câmara de São José da Laje por suspeita de nepotismo
Presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretário continuam exercendo mandatos, mas estão afastados dos cargos diretivos por 180 dias
Em nova análise, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AJ), decidiu aceitar a solicitação do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) e afastou dos cargos diretivos por 180 dias, o presidente da Câmara de São José da Laje, vereador Carlos Silva (PPS); o vice-presidente, vereador José Carlos Dinis (PMN); o primeiro secretário, vereador Eraldo Pedro da Silva (PV); e o segundo secretário, João Machado da Siva (PP). O afastamento se restringe as funções exercidas na Mesa Diretora da Câmara, os vereadores seguem no mandato. O promotor Marcos Mousinho havia impetrado o pedido de afastamento cautelar após identificar indícios de improbidade administrativa com prática de nepotismo.
A ação havia sido negada pelo juiz titular da Comarca de São José da Laje, José Alberto Ramos. O MPE/AL decidiu, então, recorrer. A determinação de afastamento dos vereadores membros da Mesa Diretora foi da desembargadora Elisabeth Carvalho.
"(...) Defiro o pedido de afastamento cautelar dos agravados da composição da Mesa Diretora da Câmara do Município de São José da Laje/AL, com fulcro no art. 20, parágrafo único, da lei 8,429/92, pelo prazo de 180 dias, sem prejuízo do exercício de seus respectivos mandatos eletivos de vereador do Município de São José da Laje/AL, sem que lhes seja possível participação ou candidatura na composição de novos membros da Mesa Diretora que deverá ter seu processo de escolha iniciado após a intimação da presente decisão, tendo em vista a necessidade da continuidade dos atos legislativos regulares no âmbito da Câmara do Município de São José da Laje/AL”, expôs a desembargadora em um trecho da decisão.
O agravo interposto pelo Ministério Público Estadual apontou que os vereadores teriam nomeado parentes para cargos de provimento em comissão, com o pagamento de gratificações ilegais e sem o devido exercício das funções.
Últimas notícias
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
