Geral

Igreja Batista do Pinheiro é excluída de Convenção após liberar batismo de homossexuais

Decisão foi acatada em assembleia realizada no último sábado, no Espírito Santo; igreja não é mais filiada

Por 7 Segundos 12/07/2016 09h09
Igreja Batista do Pinheiro é excluída de Convenção após liberar batismo de homossexuais
- Foto: Reprodução/Facebook

A Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió, foi excluída da Convenção Batista Brasileira (CBB) após permitir o batismo de homossexuais. A decisão foi acatada em assembleia extraordinária realizada no último sábado (9), em Vitória, Espírito Santo. A decisão foi acatada pela maioria dos fiéis no dia 28 de fevereiro deste ano e começou a ser discutida quando um membro da igreja, que confessou ser homossexual, manifestou o desejo de ser batizado.

A igreja chegou a enviar uma carta à CCB na última terça-feira (5). O material está disponível nas redes sociais. No documento, o pastor da igreja, Wellington Santos, afirma que “todo o processo de exclusão é doloroso” e que “está sentindo, na própria pele, aquilo que nossos irmãos e irmãs de orientação sexual diferente sentem o tempo todo”. A Convenção é, atualmente, responsável pela realização e organização de vários seminários teológicos e de adoração.

O líder foi convocado para integrar a reunião nacional, mas não chegou a participar. A igreja, no entanto, tem autonomia para continuar recebendo os fiéis. A carta expõe que existem outros grupos de batistas no Brasil e no mundo, junto com outras denominações cristãs, que têm assumido a mesma posição pastoral de acolhimento e inclusão e que a decisão apenas reitera o que já consta nos estatutos da igreja.

Por meio das redes sociais, internautas comentaram a decisão e se posicionaram sobre o ocorrido. Um seguidor comentou: “meu amado irmão, você e a congregação da Igreja Batista do Pinheiro honram e dignificam, além de resgatar o verdadeiro significado para palavra Cristão! Homofóbicos não passarão”, colocou.

Outro internauta destacou que a orientação sexual de uma pessoa não a impede de seguir à Cristo. “Meus parabéns à Igreja Batista do Pinheiro, ações como esta faz com que muitos entendam que a orientação sexual de uma pessoa não à impede de servir à Cristo, não impede de pregar a Jesus! Mesmo eu não sendo cristão, me orgulho desta atitude, pois estão seguindo o princípio de tudo que Jesus pregou, o respeito ao livre arbítrio e o amor ao próximo, onde nem mesmo ele que é o filho de Deus e parte dele (trindade), negou aos doentes, aos ladrões, aos gananciosos... Jesus nunca negou a ningém, sendo ele "O CAMINHO" acredito que deva estar aberto para que o siga quem assim desejar em seu coração. Meus parabéns! Tens meu respeito!" (sic), emendou.