Educação

Secretaria da Educação vai implantar projeto paisagístico na Escola Fernandes Lima

Por Agência Alagoas 13/07/2016 19h07
Secretaria da Educação vai implantar projeto paisagístico na Escola Fernandes Lima
Secretaria da Educação vai implantar projeto paisagístico na Escola Fernandes Lima - Foto: Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai levar o projeto paisagístico 'Natureza com Vida' para a Escola Estadual Fernandes Lima, no Sítio São Jorge. A notícia foi dada pela secretária executiva da Educação, Laura Souza, durante visita à unidade de ensino na tarde desta quarta-feira (13)

A iniciativa, já realizada com sucesso pela Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Craíbas, consiste em estimular a consciência ambiental e o zelo com o ambiente escolar por meio da implantação de hortas e jardins utilizando materiais recicláveis.

“A ideia é envolver todos os alunos e a comunidade e ocupar o terreno em torno da escola com horta e paisagismo”, adianta Laura Souza.



A escola, que atualmente atende cerca de mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, já adota algumas medidas de gestão para manter o espaço sempre limpo e em harmonia.

“Aqui, quem pichar a parede ou sujar, tem que limpar e até pintar, se necessário. Temos também trabalho de reciclagem de lixo, com apoio de uma cooperativa que recolhe os resíduos a cada dois meses, e outras atividades que fazem com que os alunos cuidem da escola, que é patrimônio deles”, conta a diretora Patrícia Tavares. A gestora se mostrou entusiasmada com a notícia da implantação do Projeto 'Natureza com Vida'.



“Vamos trazer a professora e técnica da 5ª Gere, Égide Amorim, que é quem está a frente deste projeto na região do Agreste, para auxiliar na implementação aqui na escola Fernandes Lima. Queremos envolver alunos, professores e a comunidade do bairro”, informa Laura Souza.

Segurança – Na ocasião, a secretária executiva da Educação também aproveitou a visita para conversar com os alunos e analisar medidas preventivas a serem tomadas contra a violência. A unidade foi assaltada na última terça-feira (12).

“Avaliamos que é preciso levantar um pouco o muro por onde os assaltantes pularam. O muro da parte de fora, que foi quebrado por algumas pessoas da comunidade duas ou três vezes, foi levantado hoje mesmo”, explica a secretária.



O superintendente de Infraestrutura da Seduc, Djaci Magalhães, também visitou a escola e disse que ampliará a área com arame farpado. “A escola já é cercada com concertina, mas em algumas áreas, iremos reforçar”, afirma.



O Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) agiu rapidamente e encontrou dois, dos três suspeitos do assalto. Um deles, menor de idade. As rondas preventivas do BPEsc continuam, assim com as buscas pelo terceiro suspeito, um adolescente de 17 anos e ex aluno da escola.

A diretora Patrícia Tavares conta que o jovem havia sido transferido e não expulso, como vem sendo divulgado, por mau comportamento.

“Após reunião com os pais do aluno e até com o Conselho Tutelar decidimos pela transferência. Não é possível afirmar que a ação tenha sido motivada por vingança, mas, nestes quatro anos, que estou à frente da escola, nunca houve um assalto à mão armada”, conta a diretora.