Virada Cultural marca o último dia de ocupação do Iphan

Realizada entre a noite desse sábado (16) e a manhã deste domingo (17), no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e reunindo artistas de diferentes gêneros musicais e artísticos, a chamada “Virada Cultural Fora Temer” se provou capaz de derrubar preconceitos, fossem eles, políticos, raciais ou musicais.
Com um repertório eclético que viajava entre o batuque dos tambores e os riffs da guitarra o evento provou que cultura é visão de mundo e reafirmou a importância da manifestação dela.
O aspecto político, principal ingrediente do evento, estava estampado em cartazes e era gritado em palavras de ordem durante toda a virada, o estudante universitário Felipe Marinho foi um dos que engrossaram o coro que pedia a saída do presidente em exercício Michel Temer (PMDB).
“Não reconheço Michel Temer como presidente, a extinção do ministério da cultura além de absurda, foi um atentado contra a disseminação da cultura brasileira, e as manifestações pelo país todo nos devolveram o MinC” explicou.
O público presente exalava diversidade, como se a polarização política vivida pelo país não tivesse espaço em um ambiente em que a cultura era a estrela da festa.
O cuidado que a ocupação tinha com o prédio da instituição ficava claro em cartazes distribuídos pelo Iphan, que pediam, por exemplo, para que o consumo de bebidas alcoólicas ficasse restrito ao lado de fora do prédio, mesmo assim, ainda era possível notar pessoas que não acatavam a orientação da organização.
Nada que tenha tirado o brilho da festa, que continuava com apresentações artísticas, dentro e fora da instituição dando espaço, inclusive, para apresentações musicais de última hora, de músicos presentes na plateia.
Com o final do evento, os manifestantes começaram a se preparar para desocupação, que ocorreu de maneira pacífica, obedecendo o pedido de reintegração de posse, já que de acordo com a organização do evento, resistir provocaria um confronto com a polícia, colocando em risco o acervo do Instituto.
Se o objetivo de derrubar o presidente em exercício, Michel Temer, não foi realizado, a ocupação do Iphan provou a importância e a força da cultura alagoana, que vive e é politizada.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
