Procurador cria aplicativo para auxiliar cidadão na solução de serviços públicos

Criado pelo procurador da Fazenda Nacional Allan Titonelli, integrante do Movimento Cidadania em Ação, o aplicativo Minha Bronca recebeu em apenas 24 horas do seu lançamento mais de 500 reclamações de cidadãos do Rio de Janeiro sobre problemas referentes a serviços públicos. Segundo Titonelli, o aplicativo é um novo aliado do cidadão na cobrança por melhorias dos serviços públicos.
“É um canal de comunicação apartidário entre a sociedade e o Poder Público.” De acordo com o procurador, qualquer pessoa com um smartphone Android ou iOS pode baixar o aplicativo e fazer uma reclamação, inclusive com foto. Automaticamente será gerada uma mensagem enviada ao administrador do Minha Bronca, que encaminha a demanda aos órgãos públicos responsáveis. A reclamação também é postada na página do aplicativo no Facebook.
“A pessoa também tem a opção de compartilhar a bronca por meio das redes sociais, fazendo crescer uma pressão para solução daquele problema”, afirmou o procurador. Entre os problemas que podem ser denunciados, citou buracos na rua, vazamentos de água, focos do mosquito Aedes aegypti, problemas de acessibilidade e esgoto. “Qualquer problema ligado ao serviço público. Temos 20 itens de serviços”.
Alternativas
O aplicativo ainda oferece ao cidadão a possibilidade de escolher uma alternativa que não esteja exposta. Titonelli informou que, a partir do momento em que os órgãos públicos se dispuserem a formar parcerias técnicas com o aplicativo, a resposta para os problemas relatados pela população poderá ser dada de forma mais prática e ágil.
Não há limite para a quantidade de “broncas”, nem restrição ao tamanho ou número de fotos.
O Minha Bronca vai funcionar para solucionar problemas apresentados no estado do Rio de Janeiro. Allan Titonelli esclareceu que, como se trata de uma plataforma colaborativa, pode ser utilizada por pessoas de qualquer município do país.
Comunicação
“É necessário sempre fazer um envolvimento com o cidadão para entender como funciona e para haver um estímulo maior em estar relatando os problemas, principalmente para buscar uma maneira de solucioná-los”.
A ideia do aplicativo surgiu, segundo ele, do atual momento do país, em que o cidadão quer fazer uma reclamação direta e não há mecanismos que facilitem essa comunicação de maneira prática. “É muita burocracia. Então, a ideia é que (o aplicativo) seja um canal transparente, público, para fazermos uma pressão para que os problemas sejam resolvidos.”
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
