Marx Beltrão apresenta projeto que amplia acesso de deficientes auditivos à informação

Com sugestão discutida pelas redes sociais, o deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) apresentou um projeto de lei que promove o acesso cultural a pessoas com deficiência auditiva. O texto do PL 6071/16 torna obrigatório o uso de legendas ocultas em transmissões televisivas e de legendas em todos os filmes exibidos em cinemas brasileiros.
A foto de uma jovem surda questionando a falta de legendas nos filmes em cartaz mobilizou a campanha na web (#surdasexistem), que inspirou a proposta de Marx Beltrão. Após apresentar o PL nesta semana, o parlamentar alagoano compartilhou a notícia nas redes sociais.
“Um mandato participativo tem por missão a colaboração da sociedade. O acesso à informação é direito de todos”, escreveu.
O deputado lembrou o crescimento do debate sobre os direitos à informação no mundo globalizado, que exige comprometimento do Legislativo. “Na chamada sociedade da informação e do conhecimento, ter acesso à informação de qualidade é elemento essencial para lidar com os desafios da nova realidade. E acesso precisa ser democratizado”, observa.
Segundo o texto do projeto, que reúne todas as concessionárias e permissionárias de radiodifusão de sons e imagens, a medida se aplica a transmissões ao vivo. “As transmissões ao vivo são essenciais para informação dos cidadãos, no caso de telejornais, por exemplo, e para transmissões de entretenimento muito importantes, como, por exemplo, as Paralimpíadas”, conclui.
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
