Marx Beltrão apresenta projeto que amplia acesso de deficientes auditivos à informação
Com sugestão discutida pelas redes sociais, o deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) apresentou um projeto de lei que promove o acesso cultural a pessoas com deficiência auditiva. O texto do PL 6071/16 torna obrigatório o uso de legendas ocultas em transmissões televisivas e de legendas em todos os filmes exibidos em cinemas brasileiros.
A foto de uma jovem surda questionando a falta de legendas nos filmes em cartaz mobilizou a campanha na web (#surdasexistem), que inspirou a proposta de Marx Beltrão. Após apresentar o PL nesta semana, o parlamentar alagoano compartilhou a notícia nas redes sociais.
“Um mandato participativo tem por missão a colaboração da sociedade. O acesso à informação é direito de todos”, escreveu.
O deputado lembrou o crescimento do debate sobre os direitos à informação no mundo globalizado, que exige comprometimento do Legislativo. “Na chamada sociedade da informação e do conhecimento, ter acesso à informação de qualidade é elemento essencial para lidar com os desafios da nova realidade. E acesso precisa ser democratizado”, observa.
Segundo o texto do projeto, que reúne todas as concessionárias e permissionárias de radiodifusão de sons e imagens, a medida se aplica a transmissões ao vivo. “As transmissões ao vivo são essenciais para informação dos cidadãos, no caso de telejornais, por exemplo, e para transmissões de entretenimento muito importantes, como, por exemplo, as Paralimpíadas”, conclui.
Últimas notícias
Moradora de rua é assassinada com tiro na cabeça no Clima Bom, em Maceió
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
