Mais de 5 mil casos de Chikungunya já foram confirmados em AL este ano
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) notificou em 2016, até o mês de agosto, 5.525 casos confirmados de chikungunya em Alagoas, quase 390 vezes o número de casos em 2015, que foram registrados apenas 14.
A doença, que é transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue, o Aedes Aegypti, se caracteriza por febre alta, dor de cabeça e dor nas juntas, podendo causar artrite incapacitante por um longo tempo e em alguns casos até anos. Em situações mais graves, pode designar sequelas permanentes e até mesmo resultar em morte. Segundo o Ministério da Saúde, o Nordeste é a região do Brasil que mais sofre com o vírus, e é mais fatal que dengue e zika.
De acordo com o infectologista Celso Tavares, esse acréscimo de casos deve-se principalmente à divulgação que a doença recebeu e a gravidade dos casos, depois que as pessoas foram informadas que poderia levar a UTI e até e morte, resultando em mais notificações e entrando nas estatísticas.
O médico explica ainda que não pode passar despercebida a quantidade de pessoas mancando e se queixando de dor nos hospitais. “A vacina contra chikungunya ainda vai demorar. A pessoa deve procurar um bom médico para ser diagnosticada, porque o quadro clinico pode ser confundido com outros e o sofrimento, que em alguns casos é grande, pode ser reduzido” disse.
Sobre os cuidados, Dr. Celso diz que o que deve ser feito é combater o mosquito (Aedes Aegypti), combater os focos, proteger da chuva e informar as pessoas da gravidade da doença. “Acredito que só vamos controlar esse quadro quando os jornalistas e publicitários se unirem para elaborar propostas eficazes. O que é feito não tem impacto” afirma o especialista.
Segundo ele, é possível que o número de óbitos confirmados este ano (3) tenha sido maior, e isso deve-se ao diagnóstico, que poderá constar outra causa de morte, seja alguma doença que o paciente já tinha ou algo que aconteceu em decorrência da chikungunya.
Últimas notícias
Brota na Grota e Saúde da Gente Itinerante percorrem seis areninhas esta semana
Vítima aciona próprio resgate após helicóptero cair no interior de SP
Prefeito Rodrigo Cunha acompanha embarque de estudantes para intercâmbio na Inglaterra
Galba Novaes reforça presença nas ruas de Maceió durante Caravana neste domingo
Suspeito de invadir duas lojas de shopping em Maceió é preso
Davi Davino Filho propõe qualificação de jovens e expansão dos serviços de saúde no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
