Câmara aprova LDO e revisão do Plano Plurianual em segunda discussão
A Lei de Diretrizes Orçamentárias define as receitas para o município de Maceió em R$ 2,3 bilhões a serem executadas no próximo ano
A Câmara de Maceió aprovou, em segunda discussão, durante a sessão ordinária desta terça-feira (6), os projetos de lei 76/2016 e 75/2016, que tratam sobre a revisão do Plano Plurianual (2014-2017) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. As matérias seguem agora para o Poder Executivo para que os técnicos do município possam, a partir do que foi proposto, elaborar A Lei Orçamentária Anual (LOA), o Orçamento para 2017 propriamente dito.
No caso do PPA, segundo a mesa diretora da casa, houve “uma revisão, adequação, prevista em lei, para que as metas e objetivos propostos no Plano sejam corrigidos de acordo com a realidade financeira do Município”. O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento do governo em médio prazo, previsto na Constituição Federal, definindo diretrizes, objetivos e metas para a administração pública municipal em um período de quatro anos.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias define as receitas para o município de Maceió em R$ 2,3 bilhões a serem executadas no próximo ano. Antes da aprovação, no entanto, os poderes Executivo e Legislativo realizaram audiências públicas para ouvir das comunidades as suas demandas. Na Câmara, a sessão aconteceu no dia 29 de junho e contou com ampla participação da população.
O PL da LDO foi aprovado com 30 emendas apresentadas pelos vereadores, a partir das necessidades das diversas comunidades, direcionando, assim, recursos para ações específicas nos bairros como espaço de lazer, quadras poliesportivas, escolas e creches e terminais de ônibus, entre outros projetos.
A LDO é aprovada com base no PPA, apontando os projetos que foram escolhidos como metas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), o Orçamento municipal em si para o exercício 2017, a ser votado antes do recesso de final de ano.
“Na LOA, a receita prevista para o próximo ano será detalhada em números e vincula a projetos definidos como fundamentais e prioritários na LDO”, esclareceu o consultor em orçamento, MázioDelmoni.
Ele disse ainda que após a definição da LDO, o Executivo começa os trabalhos técnicos para a elaboração da LOA. “Nesta nova etapa, a Câmara deve convocar novas audiências públicas, antes de aprovar a Lei Orçamentária Anual”, afirmou. Todo esse processo deverá ser concluído até dezembro.
Últimas notícias
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Programação do Tardezinha Cultural continua neste final de semana no Bosque das Arapiracas
Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
Lula aguarda reunião com Trump e aposta em solução a tarifaço
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
