Geral

Desfile de 7 de Setembro é marcado por patriotismo e homenagem a policiais mortos

Milhares de pessoas lotaram a Avenida da Paz, em Maceió, para assistir o espetáculo cívico

Por Anne Caroline Bomfim 07/09/2016 11h11
Desfile de 7 de Setembro é marcado por patriotismo e homenagem a policiais mortos
Desfile de 7 de Setembro é marcado por patriotismo e homenagem a policiais mortos - Foto: Marcos Kromos/7 Segundos

A manhã desta quarta-feira (07) foi marcada pelo tradicional desfile de 7 de Setembro em Maceió. A Avenida da Paz ficou completamente lotada por crianças, jovens e adultos que fizeram questão de marcar presença e assistir o espetáculo cívico.

O evento foi marcado por bastante tranquilidade, sem o registro de grandes tumultos ou acidentes. A solenidade contou com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, o secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, secretários de diversas pastas e outras autoridades em geral. 

Minutos antes de o início das apresentações, o público já estava preparado e animado. O alagoano Alano fez questão de marcar presença no desfile deste ano por uma razão especial. “Meu pai faleceu recentemente. Ele lutou na Segunda Guerra Mundial e era ex-combatente. Então eu faço questão de prestar essa homenagem a ele. É um desfile bonito e a Independência do Brasil deve ser prestigiada”, disse. 

Marcos Kromos/7 Segundos

Um dos momentos mais marcantes para o público foi a homenagem que a Segurança Pública realizou aos policiais que foram mortos em serviço neste ano e também em anos anteriores. Os presentes fizeram um minuto de silêncio em respeito às famílias dos militares. Alguns dos policiais homenageados foram o major Milton Carnaúba, do Corpo de Bombeiros, o capitão Mário Henrique Assunção, o major da Polícia Militar (PM) Rodrigo Moreira, o sargento Marcus Antônio e o soldado Diogo Melo. 

De maneira tradicional, o hino nacional brasileiro e o hino da Independência foram cantados pela multidão. Para o secretário de estado do Turismo, Helder Lima, o desfile é um evento “familiar e convidativo”. “É um grande momento para o país e para o estado. É uma grande festa. O desfile atrai o alagoano e também o turista, que faz questão de marcar presença”, falou. “Desde as 7h30 da manhã o publico lota as arquibancadas. É um momento de festa e de total grandeza”, concordou o secretário de Planejamento, Christian Teixeira. 

Marcos Kromos/7 Segundos

Membros das Forças Armadas, Exército Brasileiro, Marinha, Cruz Vermelha, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal desfilaram e foram ovacionados pelos populares. Oficiais da Aeronáutica também desfilaram todo o seu amparato bélico e encantaram todos os presentes. Outra apresentação que chamou a atenção e emocionou o público foi a dos militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRan) e agentes do Detran. Eles realizaram um momento de conscientização e alertaram os condutores a não beber e dirigir, indicando os riscos dessa mistura perigosa. Camisas da Operação Lei Seca foram distribuídas aos presentes. 

"A gente fiscaliza, mas também trabalhamos na parte educativa. Quando você previne uma situação é muito mais fácil. Nosso principal objetivo é preservar vidas e prevenir acidentes no trânsito”, ressaltou o coordenador estadual da Lei Seca, tenente Emanuel.

Corpo de Bombeiros

Militares do Corpo de Bombeiros realizaram uma simulação real de um salvamento. Um incêndio em um veículo também foi esquematizado e chamou a atenção de todos, principalmente as crianças. Viaturas do CBM realizaram o resfriamento e o controle das chamas. A população acompanhou todos os procedimentos atentamente. 

Marcos Kromos

 Confira o vídeo do momento inicial do desfile!

Policiamento 

O policiamento naquela região foi reforçado. Integrantes de movimentos sociais apenas acompanharam o desfile amistosamente. Membros do Movimento Sem Terra (MST) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) marcharam pelas ruas da capital em direção à Praia da Avenida, em Jaraguá. O “Grito dos Excluídos” acontece sempre no Dia da Independência.

Com o tema “Esse sistema é insuportável: exclui, degrada e mata”, o grupo segurou faixas e cartazes e prestou contra reformas do Governo Temer. O ato também contou com pessoas vinculadas ao Sindpol, alunos da Uncisal, Ufal e outras entidades. 

Marcos Kromos

O governador Renan Filho desceu a rampa do Memorial à República e cumprimentou os integrantes dos movimentos sociais. Confira no vídeo!