Desfile de 7 de Setembro é marcado por patriotismo e homenagem a policiais mortos
Milhares de pessoas lotaram a Avenida da Paz, em Maceió, para assistir o espetáculo cívico

A manhã desta quarta-feira (07) foi marcada pelo tradicional desfile de 7 de Setembro em Maceió. A Avenida da Paz ficou completamente lotada por crianças, jovens e adultos que fizeram questão de marcar presença e assistir o espetáculo cívico.
O evento foi marcado por bastante tranquilidade, sem o registro de grandes tumultos ou acidentes. A solenidade contou com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, o secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, secretários de diversas pastas e outras autoridades em geral.
Minutos antes de o início das apresentações, o público já estava preparado e animado. O alagoano Alano fez questão de marcar presença no desfile deste ano por uma razão especial. “Meu pai faleceu recentemente. Ele lutou na Segunda Guerra Mundial e era ex-combatente. Então eu faço questão de prestar essa homenagem a ele. É um desfile bonito e a Independência do Brasil deve ser prestigiada”, disse.
Um dos momentos mais marcantes para o público foi a homenagem que a Segurança Pública realizou aos policiais que foram mortos em serviço neste ano e também em anos anteriores. Os presentes fizeram um minuto de silêncio em respeito às famílias dos militares. Alguns dos policiais homenageados foram o major Milton Carnaúba, do Corpo de Bombeiros, o capitão Mário Henrique Assunção, o major da Polícia Militar (PM) Rodrigo Moreira, o sargento Marcus Antônio e o soldado Diogo Melo.
De maneira tradicional, o hino nacional brasileiro e o hino da Independência foram cantados pela multidão. Para o secretário de estado do Turismo, Helder Lima, o desfile é um evento “familiar e convidativo”. “É um grande momento para o país e para o estado. É uma grande festa. O desfile atrai o alagoano e também o turista, que faz questão de marcar presença”, falou. “Desde as 7h30 da manhã o publico lota as arquibancadas. É um momento de festa e de total grandeza”, concordou o secretário de Planejamento, Christian Teixeira.
Membros das Forças Armadas, Exército Brasileiro, Marinha, Cruz Vermelha, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal desfilaram e foram ovacionados pelos populares. Oficiais da Aeronáutica também desfilaram todo o seu amparato bélico e encantaram todos os presentes. Outra apresentação que chamou a atenção e emocionou o público foi a dos militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRan) e agentes do Detran. Eles realizaram um momento de conscientização e alertaram os condutores a não beber e dirigir, indicando os riscos dessa mistura perigosa. Camisas da Operação Lei Seca foram distribuídas aos presentes.
"A gente fiscaliza, mas também trabalhamos na parte educativa. Quando você previne uma situação é muito mais fácil. Nosso principal objetivo é preservar vidas e prevenir acidentes no trânsito”, ressaltou o coordenador estadual da Lei Seca, tenente Emanuel.
Corpo de Bombeiros
Militares do Corpo de Bombeiros realizaram uma simulação real de um salvamento. Um incêndio em um veículo também foi esquematizado e chamou a atenção de todos, principalmente as crianças. Viaturas do CBM realizaram o resfriamento e o controle das chamas. A população acompanhou todos os procedimentos atentamente.
Confira o vídeo do momento inicial do desfile!
Policiamento
O policiamento naquela região foi reforçado. Integrantes de movimentos sociais apenas acompanharam o desfile amistosamente. Membros do Movimento Sem Terra (MST) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) marcharam pelas ruas da capital em direção à Praia da Avenida, em Jaraguá. O “Grito dos Excluídos” acontece sempre no Dia da Independência.
Com o tema “Esse sistema é insuportável: exclui, degrada e mata”, o grupo segurou faixas e cartazes e prestou contra reformas do Governo Temer. O ato também contou com pessoas vinculadas ao Sindpol, alunos da Uncisal, Ufal e outras entidades.
O governador Renan Filho desceu a rampa do Memorial à República e cumprimentou os integrantes dos movimentos sociais. Confira no vídeo!
Últimas notícias

Ministro do Turismo elogia a cidade de Maragogi em evento internacional

Durante discurso, Cabo Bebeto cobra melhores condições de trabalho para os policiais militares

Grupo Coringa informa que velório de Dona Helena terá início neste sábado (15) às 15h00 no Previda

Criança de um ano morre afogada em piscina em Marechal Deodoro

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
