Alagoas apresenta um fluxo anual de mais de 750 mil hóspedes; número aumentou na crise

Em tempos de crise, os turistas brasileiros estão procurando opções mais em conta para viajar. Diante disso, o Nordeste surge como uma excelente escolha, com um atrativo custo-benefício. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, a região é o destino número um no turismo doméstico do Brasil, ficando à frente da região Sul, segunda colocada na lista.
Dos brasileiros que desejam viajar nos próximos seis meses, 79% escolhem o Brasil como destino turístico. Este é o maior percentual de intenção de viagem registrado no mês de agosto, nos últimos cinco anos. Desses 79%, 41% revelaram que pretendem, prioritariamente, viajar para o Nordeste.
Seguindo essa tendência, Alagoas vem se destacando no turismo interno, apresentando um contínuo crescimento e a manutenção dos indicadores positivos.
Segundo dados da Infraero e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no primeiro semestre de 2016, o Estado apresentou um crescimento de 6,54% no fluxo de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, quando comparada ao mesmo período do ano passado. Os hotéis de Alagoas também apresentaram um aumento das estatísticas. A taxa de ocupação hoteleira foi de 68,9%, crescendo 5,3%.
Ainda segundo a Infraero e a ABIH, Alagoas apresentou também um aumento do número de turistas durante o último mês de julho, quando houve um crescimento de 2,79% do fluxo de passageiros. Já a taxa de ocupação hoteleira foi de 76%, crescendo 5,55%.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), promove diversas articulações visando o desenvolvimento do turismo em Alagoas.
Recentemente, foram assinadas as concessões do regime especial do ICMS sobre o QAV, o Querosene da Aviação, para as empresas Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Azul Linhas Aéreas.
Outra medida de destaque foi o fretamento semanal com voos de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), obtidos graças a uma parceria com a operadora de viagens CVC.
Uma das principais reivindicações de Alagoas junto à Infraero, a instalação dos fingers do Aeroporto Zumbi dos Palmares, também foi atendida. As quatro novas pontes de embarque vieram do aeroporto de Florianópolis (SC), já estão sendo instaladas e tem previsão para funcionamento até o final de outubro.
A Sedetur atuou como uma catalisadora do processo para obtenção das pontes de embarque, concentrando esforços junto aos atores envolvidos para acelerar o projeto.
“Tudo isso é fruto de uma série de ações desempenhadas pela Sedetur. Estamos conseguindo evoluir graças a essas atividades desenvolvidas em parceria com os atores do segmento no Estado. Procuramos sempre trazer incentivos e articular medidas para incentivar o crescimento do turismo em Alagoas”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
A pesquisa foi realizada pelo Ministério do Turismo nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
