Alagoas apresenta um fluxo anual de mais de 750 mil hóspedes; número aumentou na crise
Em tempos de crise, os turistas brasileiros estão procurando opções mais em conta para viajar. Diante disso, o Nordeste surge como uma excelente escolha, com um atrativo custo-benefício. De acordo com um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, a região é o destino número um no turismo doméstico do Brasil, ficando à frente da região Sul, segunda colocada na lista.
Dos brasileiros que desejam viajar nos próximos seis meses, 79% escolhem o Brasil como destino turístico. Este é o maior percentual de intenção de viagem registrado no mês de agosto, nos últimos cinco anos. Desses 79%, 41% revelaram que pretendem, prioritariamente, viajar para o Nordeste.
Seguindo essa tendência, Alagoas vem se destacando no turismo interno, apresentando um contínuo crescimento e a manutenção dos indicadores positivos.
Segundo dados da Infraero e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no primeiro semestre de 2016, o Estado apresentou um crescimento de 6,54% no fluxo de passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, quando comparada ao mesmo período do ano passado. Os hotéis de Alagoas também apresentaram um aumento das estatísticas. A taxa de ocupação hoteleira foi de 68,9%, crescendo 5,3%.
Ainda segundo a Infraero e a ABIH, Alagoas apresentou também um aumento do número de turistas durante o último mês de julho, quando houve um crescimento de 2,79% do fluxo de passageiros. Já a taxa de ocupação hoteleira foi de 76%, crescendo 5,55%.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), promove diversas articulações visando o desenvolvimento do turismo em Alagoas.
Recentemente, foram assinadas as concessões do regime especial do ICMS sobre o QAV, o Querosene da Aviação, para as empresas Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Azul Linhas Aéreas.
Outra medida de destaque foi o fretamento semanal com voos de São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), obtidos graças a uma parceria com a operadora de viagens CVC.
Uma das principais reivindicações de Alagoas junto à Infraero, a instalação dos fingers do Aeroporto Zumbi dos Palmares, também foi atendida. As quatro novas pontes de embarque vieram do aeroporto de Florianópolis (SC), já estão sendo instaladas e tem previsão para funcionamento até o final de outubro.
A Sedetur atuou como uma catalisadora do processo para obtenção das pontes de embarque, concentrando esforços junto aos atores envolvidos para acelerar o projeto.
“Tudo isso é fruto de uma série de ações desempenhadas pela Sedetur. Estamos conseguindo evoluir graças a essas atividades desenvolvidas em parceria com os atores do segmento no Estado. Procuramos sempre trazer incentivos e articular medidas para incentivar o crescimento do turismo em Alagoas”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
A pesquisa foi realizada pelo Ministério do Turismo nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
