MPT/AL notifica prefeitura a adotar medidas urgentes contra o trabalho infantil em lixão
Prefeito pode ser responsabilizado judicialmente se não impedir acesso de crianças ao local
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas exigiu, durante audiência realizada nessa terça-feira (13), que o município de Paripueira adote medidas administrativas urgentes para acabar com o trabalho infantil no lixão do município. A procuradora do Trabalho que acompanha o caso, Eme Carla Carvalho, recomendou que as crianças e adolescentes que residem no lixão, inclusive suas famílias, sejam imediatamente removidas do local e cadastradas e albergadas por programas sociais, a exemplo do aluguel social.
Conforme a recomendação, as crianças e adolescentes também devem ser inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A procuradora ressaltou que o poder público tem a obrigação de adotar medidas que garantam a proteção e desenvolvimento infantil. “São necessárias medidas urgentes para coibir os ilícitos que ferem a dignidade da pessoa humana e os direitos das crianças e dos adolescentes. Caso as recomendações não sejam cumpridas, vamos acionar a justiça para responsabilizar os gestores pelos danos causados”, disse.
Durante nova audiência, marcada para 11 de outubro deste ano, o MPT em Alagoas aguarda que o prefeito do município de Paripueira, Abrahão Moura, assuma o compromisso de coibir o trabalho infantil no lixão da cidade, firmando um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Caso o município não compareça à audiência ou se recuse em firmar o TAC, o MPT deverá acionar a justiça para obrigar o município a retirar as famílias que residem no lixão, especialmente para impedir o acesso e labor de crianças e adolescentes.
O prefeito de Paripueira poderá ser condenado a pagar indenização por dano moral coletivo, caso não assine o acordo. O secretário de Assistência Social e o secretário de Desenvolvimento Urbano do município também foram notificados a combater as irregularidades.
Últimas notícias
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
