MPT/AL notifica prefeitura a adotar medidas urgentes contra o trabalho infantil em lixão
Prefeito pode ser responsabilizado judicialmente se não impedir acesso de crianças ao local
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas exigiu, durante audiência realizada nessa terça-feira (13), que o município de Paripueira adote medidas administrativas urgentes para acabar com o trabalho infantil no lixão do município. A procuradora do Trabalho que acompanha o caso, Eme Carla Carvalho, recomendou que as crianças e adolescentes que residem no lixão, inclusive suas famílias, sejam imediatamente removidas do local e cadastradas e albergadas por programas sociais, a exemplo do aluguel social.
Conforme a recomendação, as crianças e adolescentes também devem ser inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A procuradora ressaltou que o poder público tem a obrigação de adotar medidas que garantam a proteção e desenvolvimento infantil. “São necessárias medidas urgentes para coibir os ilícitos que ferem a dignidade da pessoa humana e os direitos das crianças e dos adolescentes. Caso as recomendações não sejam cumpridas, vamos acionar a justiça para responsabilizar os gestores pelos danos causados”, disse.
Durante nova audiência, marcada para 11 de outubro deste ano, o MPT em Alagoas aguarda que o prefeito do município de Paripueira, Abrahão Moura, assuma o compromisso de coibir o trabalho infantil no lixão da cidade, firmando um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Caso o município não compareça à audiência ou se recuse em firmar o TAC, o MPT deverá acionar a justiça para obrigar o município a retirar as famílias que residem no lixão, especialmente para impedir o acesso e labor de crianças e adolescentes.
O prefeito de Paripueira poderá ser condenado a pagar indenização por dano moral coletivo, caso não assine o acordo. O secretário de Assistência Social e o secretário de Desenvolvimento Urbano do município também foram notificados a combater as irregularidades.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
