TRE/AL registra mais de 500 denúncias eleitorais pelo aplicativo ?Pardal?
Propagandas irregulares lideram maioria das reclamações; São José da LaJe está no topo do ranking
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) registrou, até o final da manhã desta segunda-feira (19), 551 denúncias eleitorais pelo aplicativo “Pardal”. Os números compreendem reclamações vindas de todos os municípios do estado.
O aplicativo, disponível para download pelos sistemas iOS e Android, foi lançado neste ano com o objetivo de garantir maior celeridade ao pleito de 2016. Por meio dele, cidadãos de todo o país podem fazer denúncias à Justiça Eleitoral de irregularidades praticadas por candidatos e partidos. Para o TSE, o aplicativo “é uma nova ferramenta institucional de combate à corrupção eleitoral”.
Os registros são investigados pelo Ministério Público (MPE), que avalia a consistência das informações. Em Alagoas, segundo a assessoria de comunicação do TRE/AL, a maioria das denúncias é de propagadas irregulares (34%). Em seguida, temos: uso da máquina pública, compra de votos e doações e gastos eleitorais.
O município que lidera o ranking de irregularidades é São José da Lage, na Zona da Mata. Ao todo, 61 registros foram contabilizados. Maragogi segue na vice-liderança, com 60 denúncias. Depois temos Arapiraca (30) e Maceió (30).
“Da mesma forma que o advento da urna eletrônica permitiu caminharmos para a superação de antigas e recorrentes fraudes eleitorais, acreditamos que, com esta iniciativa, a Justiça Eleitoral abre mais uma porta para a ampliação do exercício da cidadania, chamando a sociedade a participar ativamente do controle do processo eleitoral por meio de denúncias de irregularidades”, enfatizou o presidente do TSE, Gilmar Mendes, em entrevista para o portal do Tribunal na internet.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
