Governo lança reforma do ensino médio e tira obrigatoriedade de matérias como artes e filosofia

O governo federal apresentou nesta quinta-feira (22) a medida provisória (MP) sobre a reforma do ensino médio. As mudanças afetam tanto o conteúdo quanto o formato, e vão refletir até mesmo na elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), sua previsão é de que os primeiros alunos a serem afetados por essas mudanças sejam os que iniciarem o ensino médio no ano de 2018.
Matérias Opcionais
A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
De acordo com o governo federal, o objetivo do novo formato é incentivar as redes de ensino ofereçam ao aluno a chance de dar ênfase em alguma dessas cinco áreas. Já entre os conteúdos que deixam de ser obrigatórios nesta fase de ensino estão artes, educação física, filosofia e sociologia.
Carga Horária
A intenção do novo formato do Ministério da Educação (MEC) é incentivar o ensino em tempo integral. O segundo ponto importante na mudança será o aumento da carga horária. Ela deve ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800.
O MEC condicionou algumas das mudanças à conclusão do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, a BNCC já está em sua segunda versão após ter passado por discussão em todos os estados do Brasil.
A conclusão do documento final inicialmente terminaria em junho, mas foi adiada para novembro e nesta quinta o ministro disse que o processo só deve ser concluído em 2017.
Últimas notícias

Aulão interativo da Semed prepara estudantes para o Saeb em escolas municipais

STF cancela passaporte de Silas Malafaia e proíbe contato com Bolsonaro

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
