Detran firma parceria com Eletrobrás para reduzir índice de colisão veicular em postes

A colisão veicular com postes, denominada de abalroamento, é um problema frequente que causa de danos à rede de distribuição de energia e traz consequências sérias para o usuário que se envolveu em acidentes.
Com o intuito de colaborar para que os índices diminuam e este problema seja amenizado, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) se reuniu nesta sexta-feira (30), com a gerência da Eletrobrás Distribuição, para firmar uma parceria que resulte em ações práticas de melhorias.
Com as fiscalizações intensivas que o Detran vem implantando em sua nova gestão, a diminuição de acidentes é notória e considerada positiva. Em 2014, a reincidência em colisões com postes na capital maceioense foi de 230. Em 2016, este número diminuiu para 77.
Além do prejuízo financeiro causado aos cofres públicos, que chegam a R$ 2.000,00 de mão de obra e materiais para conserto, o usuário que sofreu o acidente ainda tem a sua vida em risco dependendo do nível do impacto.
Na ocasião, o gerente de serviços de estudos de acidentes e infrações da autarquia, Renan Silva, ressaltou a importância de discutir com outras instituições maneiras eficientes de solucionar problemas que atingem diretamente a população e trazem consequências significativas para os órgãos públicos.
“O abalroamento de postes é um problema crítico que precisa de uma atenção especial para ser amenizado. Na reunião de hoje, abordamos três eixos importantes, como a segurança dos postes, que serve tanto para proteger o material quanto para resguardar o usuário. Queremos também criar um dossiê de defensas para encaminhar para o Conselho Nacional de Trânsito, para que possa surgir uma regulamentação em respeito disso, e discutimos também as políticas públicas que podem colaborar com a diminuição de acidentes”, ressaltou Renan Silva.
A reunião contou com a presença dos engenheiros da Eletrobrás, Ricardo Perel e João Leão, que explanaram que o principal ponto crítico do Estado em decorrência de abalroamento é a Via Expressa, em seguida, é o trecho que dá acesso ao Litoral Norte. Salientaram também que 2016 em comparação aos anos anteriores já possui uma diminuição de 60% nas colisões com postes.
“A parceria com o Departamento de Trânsito é imprescindível para que este problema seja solucionado. Disponibilizamos os nossos índices para toda a equipe e iremos traçar um planejamento em conjunto para gerar melhorias. A partir das políticas públicas que estão sendo aplicadas, os acidentes estão sendo cada vez mais reduzidos, com mais vidas sendo salvas e sem danos na rede de energia elétrica”, finalizou o engenheiro Ricardo Perel.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
