Detran firma parceria com Eletrobrás para reduzir índice de colisão veicular em postes
A colisão veicular com postes, denominada de abalroamento, é um problema frequente que causa de danos à rede de distribuição de energia e traz consequências sérias para o usuário que se envolveu em acidentes.
Com o intuito de colaborar para que os índices diminuam e este problema seja amenizado, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) se reuniu nesta sexta-feira (30), com a gerência da Eletrobrás Distribuição, para firmar uma parceria que resulte em ações práticas de melhorias.
Com as fiscalizações intensivas que o Detran vem implantando em sua nova gestão, a diminuição de acidentes é notória e considerada positiva. Em 2014, a reincidência em colisões com postes na capital maceioense foi de 230. Em 2016, este número diminuiu para 77.
Além do prejuízo financeiro causado aos cofres públicos, que chegam a R$ 2.000,00 de mão de obra e materiais para conserto, o usuário que sofreu o acidente ainda tem a sua vida em risco dependendo do nível do impacto.
Na ocasião, o gerente de serviços de estudos de acidentes e infrações da autarquia, Renan Silva, ressaltou a importância de discutir com outras instituições maneiras eficientes de solucionar problemas que atingem diretamente a população e trazem consequências significativas para os órgãos públicos.
“O abalroamento de postes é um problema crítico que precisa de uma atenção especial para ser amenizado. Na reunião de hoje, abordamos três eixos importantes, como a segurança dos postes, que serve tanto para proteger o material quanto para resguardar o usuário. Queremos também criar um dossiê de defensas para encaminhar para o Conselho Nacional de Trânsito, para que possa surgir uma regulamentação em respeito disso, e discutimos também as políticas públicas que podem colaborar com a diminuição de acidentes”, ressaltou Renan Silva.
A reunião contou com a presença dos engenheiros da Eletrobrás, Ricardo Perel e João Leão, que explanaram que o principal ponto crítico do Estado em decorrência de abalroamento é a Via Expressa, em seguida, é o trecho que dá acesso ao Litoral Norte. Salientaram também que 2016 em comparação aos anos anteriores já possui uma diminuição de 60% nas colisões com postes.
“A parceria com o Departamento de Trânsito é imprescindível para que este problema seja solucionado. Disponibilizamos os nossos índices para toda a equipe e iremos traçar um planejamento em conjunto para gerar melhorias. A partir das políticas públicas que estão sendo aplicadas, os acidentes estão sendo cada vez mais reduzidos, com mais vidas sendo salvas e sem danos na rede de energia elétrica”, finalizou o engenheiro Ricardo Perel.