Contra a PEC 241, estudantes mantêm ocupação de unidades federais; Enem pode ser suspenso
Prazo para liberação dos campi é até o dia 31 de outubro; Enem pode ser cancelado nestes locais

Em Alagoas, estudantes da rede pública permanecem ocupando campi federais contra a PEC 241 em todo o estado. Alunos lotados no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por exemplo, continuam instalados nas unidades de Marechal Deodoro, Murici e Satuba. Em alguns locais, os manifestantes permitem que os servidores administrativos trabalhem.
A Ufal do Sertão também foi ocupada.A manifestação faz parte de um movimento nacional de espaços da educação e também visa intensificar as lutas contra a Proposta de Emenda Constitucional do governo Temer.
Além de Alagoas, outros estados também aderiram à mobilização, como Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins, Pernambuco, Minas Gerais e Bahia. Os manifestantes são contra a PEC 241, que limita gastos públicos pelos próximos 20 anos. O Ministério da Educação (MEC) afirmou que espera que até o dia 31 de outubro todos os locais sejam esvaziados. Se isso não ocorrer, a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para acontecer nos próximos dias 5 e 6 de novembro, pode ficar prejudicada nestes locais.
De acordo com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, não é possível remanejar o local de realização das provas dos prédios ocupados. A solução seria realizar o exame em nova data, ao custo extra de R$90 por pessoa. O prazo de correção seria o mesmo para que os estudantes não percam o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Ainda de acordo com o ministro, se a desocupação não acontecer, a Advocacia Geral da União será acionada pelo MEC e estudará as providências jurídicas cabíveis. Até agora, quase 200 locais já foram ocupados. O movimento não possui previsão para acabar. Informações extraoficiais dão conta de que o Ministério enviou um ofício aos reitores dos institutos federais solicitando informações sobre os ocupantes.
Últimas notícias

Greve parcial na NAV Brasil pode gerar impactos pontuais no turismo em Alagoas

Médico diz que Bolsonaro está ‘fragilizado’: ‘Tem comido menos do que gostaríamos’

Nova Areninha da parte alta de Maceió amplia oportunidades de esporte e lazer no Antares

Idoso sofre fratura na clavícula após motocicleta colidir em caminhão, na Serraria

Confira os pontos de bloqueio para o Desfile da Emancipação de Alagoas

Prefeito autoriza construção da orla da Praia de São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
