Adefal encaminha relatório para a Defensoria Pública e aponta falta de acessibilidade na capital
Para o presidente da associação, João Ferreira, Maceió desrespeita legislação da mobilidade urbana
A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – ADEFAL – encaminhou um relatório para a Defensoria Pública do Estado de Alagoas no qual apontou vários pontos que dificultam a mobilidade urbana das pessoas com deficiência em Maceió.
De acordo com o presidente da associação, João Ferreira Lima, muitas são as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência no que diz respeito à acessibilidade, onde as barreiras, sejam arquitetônicas ou sociais, causam grandes transtornos no dia a dia dessas pessoas. “É lamentável, mas muitas dessas dificuldades são provocadas por desrespeitos às legislações vigentes ou até mesmo por desconhecimento destas”, enfatizou. Entre os pontos apontados no relatório estão a falta de várias rampas por toda a cidade, as calçadas inadequadas para cadeirantes, deficientes visuais, pontos de ônibus inacessíveis, falta de sinalização sonora e piso tátil.
Ao falar das dificuldades apontadas no relatório, João Ferreira é realista e diz que Maceió está muito além do que se precisa para se tornar uma cidade acessível, que é necessárias medidas urgentes, principalmente em parceria com a SMCCU e os órgãos de direitos para fiscalizar e cobrar o cumprimento da legislação.
“O que temos hoje é resultado de uma cidade que não foi planejada e cresceu desordenadamente, o que dificulta as adequações necessárias para a acessibilidade, porém se no passado a coisa aconteceu de forma errada não podemos agora permitir que as coisas continuem assim. Mas é comum ver novas construções, obras de reformas que ainda não contemplam satisfatoriamente o quesito acessibilidade”, lamentou Ferreira.
Últimas notícias
Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Joaquim Gomes
Paciente psiquiátrico é encontrado em área de mata no município de Pilar
Prefeitura de Arapiraca altera horário da coleta de lixo na véspera de Natal
Alagoas Sem Fome e SEDH fazem doações de alimentos a povos de Matriz Africana
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
