Condutores de 'cinquentinhas' cobram gratuidade para regularizar veículos em AL
De acordo com a PM, ato reúne cerca de 300 manifestantes; trânsito ficou lento em pontos da capital
Os condutores das famosas “cinquentinhas” realizam um protesto, desde o início da manhã desta quarta-feira (9), em diversos bairros de Maceió, para cobrar a gratuidade na emissão dos documentos de regularização desses veículos em Alagoas, que, a partir deste mês, se tornaram obrigatórios em todo o país.
De acordo com o major Filipe Lins, lotado no Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o ato reúne cerca de 300 manifestantes. A mobilização começou por volta das 9h da manhã, no bairro do Jaraguá . Após o início do ato, eles marcharam até a Gruta de Lourdes e retornaram, novamente, para a parte baixa de Maceió. A concentração final está marcada para acontecer por volta do meio-dia, de frente ao Palácio República dos Palmares, no Centro.
Atualmente, quem dirige os ciclomotores sem habilitação pode ser multado. Com a mudança da legislação, os motoristas precisaram escolher entre dois documentos: a Autorização de Condução de Ciclomotores Social ou a expedição da Carteira Nacional e Habilitação – categoria A. Eles são contra a decisão do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.
Em Alagoas, existe um projeto de lei que ainda tramita na Assembleia Legislativa prevendo que o valor para emitir os documentos seja alterado e se torne mais acessível para a categoria. O projeto, no entanto, ainda não foi aprovado e permanece em discussão. O valor cobrado para a emissão da Autorização de Condução custa cerca de R$700 reais no estado, segundo a Polícia Militar.
Entretanto, como boa parte dos usuários das “cinquentinhas” são pessoas de baixa-renda, os manifestantes pedem a gratuidade na emissão destas exigências. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) acompanham o protesto. O trânsito ficou lento na Avenida Fernandes Lima e chegou a bloquear, inclusive, a Faixa Azul daquela região.
Últimas notícias
Bloco do Povo abrirá prévias carnavalescas 2026 de Palmeira dos Índios com Léo Santana
Prévias carnavalescas de Palmeira dos Índios terão regras definidas em TAC entre Prefeitura e MP
Prévias carnavalescas movimentam Maceió com blocos, frevo e tradição; veja a programação
Confira as mudanças no trânsito para as prévias de Carnaval, em Maceió
Com a proximidade do Carnaval, Hospital Ib Gatto faz alerta para foliões curtirem com saúde
Prefeito de Japaratinga anuncia inaugurações de novas obras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
