Projeto de Lei Orçamentária para 2017 é apresentado à Assembleia Legislativa
Durante audiência pública, representantes da Seplag esclareceram detalhes sobre o projeto que prevê R$ 10 bilhões para as despesas estaduais
A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) promoveu, nesta quarta-feira (16), por meio da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia, uma audiência pública para apresentação e discussão do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que estima a receita e fixa as despesas estaduais para o exercício de 2017. Ocorrido no plenário da Casa, o encontro reforça a importância do envolvimento popular no processo de implementação do orçamento para Alagoas.
Segundo Wagner Sena, gerente de Orçamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a peça orçamentária estipula o valor total de R$ 10.242.454.224,00, visando o alcance dos objetivos nos programas do Governo de Alagoas, priorizando os programas e ações que estão na Lei do Plano Plurianual 2016-2019 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para o gerente, a oportunidade de debater o projeto, junto à sociedade, é uma questão de transparência e, ainda, de responsabilidade fiscal.
“A elaboração do PLOA é uma atribuição do poder Executivo, mas quem tem o poder de tornar o projeto em lei é a Assembleia Legislativa, que precisa, também, ouvir a sociedade em geral nesse processo”, afirmou o gerente da Seplag.
Segundo o secretário executivo de Planejamento e Gestão, Genildo Silva, o projeto de lei assegura o percentual constitucional nos orçamentos das áreas de Saúde e Educação.
“No intuito de promover avanços na saúde pública, foi incluído no Projeto de Lei o início das obras para a construção de sete hospitais no Estado. A Segurança, uma das prioridades da gestão de Renan Filho, obteve acréscimo no orçamento”, pontuou Genildo Silva.
Além da Seplag, a Secretaria de Estado da Fazenda também participou do encontro, representando o Poder Executivo. Deputados da Assembleia Legislativa do Estado e representantes da população também participaram da audiência.
O secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, fez questão de salientar a importância do momento para a sociedade alagoana. “Precisamos estar cada vez mais próximos na hora de discutir e alinhar o que é melhor para o Estado. Nos colocamos à disposição da sociedade civil para os esclarecimentos necessários e para caminharmos em sintonia. Só assim construiremos uma Alagoas melhor de se viver”, finalizou Christian Teixeira.
A proposta orçamentária será avaliada no plenário e posteriormente aprovada pelo Poder Legislativo.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
