Magistratura e MP se mobilizam contra projeto de lei que trata do abuso de autoridade
Manifestação reuniu quase 100 juízes, promotores e procuradores contra o projeto aprovado, na última quarta-feira (30), pelo Plenário da Câmara dos Deputados
Magistrados e representantes do Ministério Público fizeram uma mobilização, nesta quinta-feira (1º), no Fórum de Maceió, contra o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados que propõe a punição de juízes, promotores e procuradores por abuso de autoridade. Quase 100 pessoas participaram da manifestação.
Para o corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro, o projeto é um ataque à independência do Poder Judiciário. “O Congresso quer enfraquecer o Judiciário. Essa mobilização de hoje é importante e ocorre em nível nacional. Estamos nos manifestando por um Judiciário e um Ministério Público independentes”.
De acordo com o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça (TJ/AL), Alberto Jorge Correia de Barros Lima, a manifestação buscou esclarecer a sociedade sobre o que se passa no Congresso, que, na opinião do magistrado, é muito grave. “No momento em que se quer amordaçar o Judiciário, atinge-se a Constituição”, afirmou.
O projeto de lei aprovado na madrugada da última quarta-feira (30) pelo Plenário da Câmara ainda será analisado no Senado. O texto prevê a possibilidade de juízes e membros do Ministério Público serem processados pelo crime de abuso de autoridade, com penas de reclusão de seis meses a dois anos, mais multa.
“Essa medida visa desestabilizar o trabalho dos juízes, promotores e procuradores, para evitar que determinados crimes sejam apurados”, destacou o juiz Ney Alcântara, que estará à frente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) no próximo ano.
Na avaliação do juiz, a sociedade precisa acompanhar o que está acontecendo em Brasília. “O Judiciário, o Ministério Público e as carreiras jurídicas em geral estão sofrendo severas medidas propostas pelo Congresso Nacional. Queremos chamar a atenção da população para isso e dizer que haverá um dano irreparável caso essas medidas sejam, de fato, aprovadas”.
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
