Projeto de lei quer assegurar emprego para egressos do sistema penitenciário de AL
Tramita nas comissões temáticas da Casa o projeto de lei de autoria da deputada Jó Pereira (PMDB), que torna obrigatória a destinação de 2% a 5% das vagas das empresas beneficiadas com o incentivo fiscal do Governo estadual para os egressos do sistema penitenciário.
De acordo com a matéria, terá direito ao benefício o egresso que tenha sido liberado definitivamente, pelo prazo de um ano, a contar da data da saída do estabelecimento prisional e aquele que tenha cumprido sua pena integralmente há mais de um ano, dentre outros pré-requisitos de comum acordo com o que preconiza o Código Penal brasileiro.
Ao justificar a iniciativa, a deputada Jó Pereira conta que um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revela que o número de reincidência no Brasil é alto, que a população carcerária cresceu 83 vezes em setenta anos e que em 2012 havia um déficit de 211.741 vagas, ocasionando a superlotação dos presídios, tornando o Brasil o quarto país que mais encarcera no mundo.
“Em Alagoas a estimativa de reincidência é de 80%. Esse grave problema tem levado o Poder Público e a sociedade a refletirem sobre a atual política de execução penal, fazendo emergir o reconhecimento da necessidade de repensar essa política”, informa Jó Pereira, observando que esses dados têm como fontes a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e confirmados pela 16ª Vara Criminal da Capital.
A deputada destacou que o relatório do Ipea apresenta também a visão dos detentos sobre a oferta de oportunidades que eles têm após a saída do presídio. “Para eles, o trabalho é tido como o caminho mais propício para a reinserção social, entretanto, há várias queixas sobre essa falta de oportunidades, tanto no mercado de trabalho como também na sociedade”, observou Jó Pereira.
Últimas notícias
Chefe do Comando Vermelho em Marechal Deodoro é capturado em Santa Catarina
Homem é assassinado a tiros dentro do próprio apartamento em Rio Largo; vizinho é suspeito
Ex-companheiro da tia de Rico Melquiades é liberado após audiência de custódia
Carreta quebrada provoca congestionamento na BR-101, entre Junqueiro e Teotônio Vilela
Prêmio da Mega da Virada chega a R$ 1 bilhão; maior prêmio da história
Jovem de Feira Grande morre no Espírito Santo após ser esfaqueado
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
