Conselho Universitário suspende calendário acadêmico do campus da Ufal em Maceió
Os calendários dos campi Sertão e Arapiraca já estão suspensos em função das ocupações estudantis

A discussão sobre o reinício das aulas foi um dos pontos em debate na sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) nessa segunda-feira (5). De início, a reitora Valéria Correia informou sobre o encaminhamento nacional dos reitores de esclarecer ao Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão sobre a impossibilidade de cumprir a determinação de informar os servidores grevistas para o corte de ponte, em função de questões políticas e administrativas que foram explicitadas em documento da Andifes entregue ao Governo.
Em seguida, a pró-reitora de Graduação, Sandra Paz, colocou a situação das atividades acadêmicas do semestre 2016.1 que não foram concluídas. Após os informes, os conselheiros técnico-administrativos, docentes e alunos colocaram os posicionamentos, sendo que a maioria referendou a decisão já tomada em sessão anterior do Consuni de apoiar a greve e afirmar a legitimidade das manifestações contra a PEC 55, que está para ser votada em segundo turno no Senado Federal.
Ao final do debate, foi proposta a suspensão do calendário acadêmico do Campus A. C. Simões, apresentada pelos representantes dos técnicos e dos alunos, para acompanhar a posição tomada com relação aos campi do Sertão e Arapiraca, onde os calendários estão suspensos desde o dia 31 de outubro, em função das ocupações estudantis que paralisaram as atividades.
A proposta de suspensão do calendário acadêmico do Campus A.C Simões foi aprovada por 26 conselheiros, com cinco votos contrários e nove abstenções. Dessa forma, todas as atividades acadêmicas estão suspensas, até que as categorias encerrem as greves.
Ouvidoria
Outra questão debatida na sessão do Consuni foi a indicação do nome do professor Afonso Marinho para substituir o professor Luis Antônio na Ouvidoria-geral da Ufal. Segundo o regimento, esse órgão é encarregado de "prestar assessoramento em questões de natureza administrativa e acadêmica que envolvam interesse dos segmentos docente, discente e técnico administrativo, bem como os da comunidade externa que guardem relação com a Universidade".
Os conselheiros reconheceram a contribuição do professor Luis Antônio, que foi o primeiro ouvidor-geral efetivo da Ufal, desde outubro de 2014. O professor foi responsável por organizar a estrutura e os procedimentos para o atendimento à comunidade. Por iniciativa dele, a ouvidoria tem uma homepage, divulgada no portal oficial da universidade, para um acesso mais fácil dos usuários.
O professor Afonso Marinho, indicado para assumir o cargo, também foi bastante elogiado pelo seu histórico de compromisso com a Universidade, tendo ocupado vários cargos administrativos e de representatividade sindical. Após as declarações dos conselheiros, foi encaminhada a votação. A indicação da gestão do nome do professor Afonso Marinho para assumir a ouvidoria foi aprovada por 35 votos, com duas abstenções.
O ouvidor-geral eleito agradeceu os votos recebidos e saudou ao antecessor. "Eu e Luis Antônio atuamos juntos em muitas oportunidades nessa universidade. Lutamos pelas eleições diretas para reitor e outras medidas para garantir a vivência democrática nesta universidade. Quero afirmar meu compromisso em dar continuidade ao trabalho relevante iniciado por ele", declarou Afonso Marinho.
Últimas notícias

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
