Centros de Referência de Assistência Social celebram Dia da Família em Maceió
O Dia da Família é celebrado em 2016 por 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A data é um momento de vivência que finaliza os trabalhos realizados durante todo o ano com os usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
De acordo com a coordenadora geral dos Cras, Denaide Oliveira, o Dia da Família também se configura como um momento de avaliação das vivências dos usuários nas unidades durante o ano. “É um momento significativo, já que é uma representação mais concreta sobre o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, principal papel dos Cras nos territórios onde os equipamentos sociais da Semas estão inseridos, ou seja, os bairros nos quais a população vive em vulnerabilidade social”, explicou.
Denaide diz ainda que o Dia da Família simboliza de forma mais evidente, mais concreta, o trabalho sociaassistencial realizado pelos equipamentos sociais da Semas com as famílias que fazem parte dos Serviços de Convivência, durante todo o ano.
Dia da Família e aniversário de um ano
Um dos 13 Cras que já realizou a celebração do Dia da Família foi a unidade do Cras Selma Bandeira, localizada no bairro Benedito Bentes. O equipamento social completou um ano de existência funcionando como Centro de Referência de Assistência Social e com isso juntou as duas comemorações numa festa só. Antes, há exatos nove anos, a unidade funcionava como Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), quando atendia apenas crianças e adolescentes e suas respectivas famílias.
Hoje, funcionando há um ano como Cras Selma Bandeira, o equipamento social da Semas atende usuários de cinco conjuntos habitacionais do bairro Benedito Bentes. As comunidades assistidas são dos conjuntos residenciais Luiz Pedro, Paulo Bandeira, Selma Bandeira, Freitas Neto e Cidade Sorriso 2. São cinco mil famílias assistidas pela unidade.
“No dia da Família realizamos uma dinâmica avaliativa do impacto socioassistencial causado nas famílias que são assistidas pela equipe multiprofissional da Semas e que integram o serviço de convivência do Cras Selma Bandeira. A fala dos usuários emocionou a todos, já que eles revelaram a mudança e transformação de vida pessoal, familiar e comunitária ao participarem de nossas atividades”, diz emocionada a coordenadora do Cras Selma Bandeira, Ana Lúcia Nogueira.
Avaliação através do desenho
Ana Lúcia explicou que o modelo avaliativo contou com a cooperação do motorista Marciano Duarte. “Como ele desenha bem pedimos para que fizesse uma representação pictórica do Cras. Colamos a gravura na parede e os usuários avaliaram nossos serviços com palavras escritas em cartazes que depois foram colados no desenho”, explica a coordenadora.
As palavras ditas e escritas pelos usuários foram de gratidão, alegria, felicidade, solidariedade, acolhimento. O sentimento da comunidade foi expresso pela palavra de uma usuária como sendo ‘uma mudança total na vida’.
“Para nós que fazemos parte da equipe de profissionais, a avaliação funcionou como uma espécie de resgate histórico do tempo em que chegamos aqui para trabalhar num galpão e hoje temos uma unidade com infraestrutura adequada para realizar os trabalhos com os grupos de mulheres, idosos, crianças e adolescentes e com um corpo técnico capacitado para prestar atendimento socioassistencial, educativo, cultural, esportivo e de lazer. É uma sensação de dever cumprido e uma alegria imensa da comunidade com o nosso trabalho”, revela Ana Lúcia Nogueira.
O papel dos Cras
A coordenadora do Cras Selma Bandeira resume que o papel dos Cras na vida dos usuários é impulsionar e reativar o papel importante da família na construção de vínculos seja no espaço do Cras ou na própria comunidade na qual a unidade está inserida. Além de prestar informações sobre os direitos socioassistenciais, incluindo a saúde, a educação, os direitos humanos e o acesso à política pública de assistência social.
No Cras Selma Bandeira, o Dia da Família contou com a apresentação do coral das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e ainda teve sorteio de brindes. Houve ainda a apresentação de fotos que retrataram os melhores momentos do ano com os grupos acompanhados pela equipe do Serviço de Convivência. Depois, um almoço natalino foi servido aos participantes.
Já no Cras Área Lagunar, que fica na parte baixa de Maceió, a celebração do Dia da Família contou com a participação do pastoril do grupo de idosos do Cras Dom Adelmo Machado. Houve sorteio de brindes e o momento de avaliação contou com a participação dos usuários e familiares que prestigiaram a festa de encerramento das atividades anuais.
O Cras Sônia Sampaio, que fica no bairro Jacintinho, também comemorou o Dia da Família com apresentações culturais. A celebração contou com a participação de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência da unidade que apresentaram uma performance teatral. Os usuários participaram da festa com trajes natalinos e houve sorteio de cesta com produtos típicos do Natal.
Durante todo o mês de dezembro, outras unidades do Cras vão realizar a comemoração do Dia da Família. As datas das celebrações começaram no dia 14 e vão se encerrar no dia 21 de dezembro. Unidades do Cras Pitanguinha, Cacilda Sampaio (Jacintinho), Cidade Sorriso (Benedito Bentes), Dom Adelmo Machado (Prado) também celebraram a data.
As outras unidades que vão realizar as celebrações do Dia da Família são os Cras Terezinha Normande (Jacintinho), Bebedouro, Denisson Menezes (Cidade Universitária), Santos Dumont, Fernão Velho e Clima Bom.