Mais de 3 mil pessoas vivem com HIV em Maceió, aponta relatório anual da SMS

O boletim anual da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (CVE) para HIV/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deste ano em Maceió aponta que em 2016 foram notificados 141 novos casos de Aids e 291 do vírus HIV. Até o final de outubro deste ano, há registro de que 3.101 pessoas vivem com Aids na capital.
Em 2012, o Ministério da Saúde pactuou com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a meta 90-90-90. O objetivo é que até 2020, 90% da população seja testada; 90% das infectadas estejam em tratamento e 90% estejam com a carga viral suprimida (não transmita o vírus).
Para atingir a meta da OMS, é necessário ampliar o acesso ao diagnóstico oportuno e oferecer o tratamento precoce. O foco especial são as populações chaves (homens que fazem sexo com homens, pessoas privadas de liberdade, pessoas que usam drogas injetáveis, profissionais do sexo e transgêneros).
As estratégias extramuros para alcançar a meta é levar a proposta para trabalhadores envolvidos nas organizações não governamentais (ONGs) e no Programa Consultório na Rua, da SMS, e agentes comunitários de saúde, entre outros.
De acordo com o balanço da CVE, a frequência do HIV/Aids por sexo este ano aponta que 103 homens e 188 mulheres contraíram o vírus HIV. Já os casos de Aids atingiram 73 pessoas do sexo feminino e 46 do sexo masculino. Para as duas infecções, a faixa etária mais acometida foi de 35 a 49 anos, representando um universo de 55%. No período de 2007 a 2015, a faixa etária mais infectada era de 20 a 34 anos.
Na capital, unidades de saúde que fazem o teste rápido, hospitais conveniados e ambulatórios notificam os casos de HIV e Aids, mas os números mais expressivos estão nas unidades que além do exame, também tratam os pacientes infectados com o vírus HIV e Aids – Hospital Escola Doutor Hélvio Auto, HGE, Hospital Universitário e PAM Salgadinho (Bloco I).
Últimas notícias

Dentista investigada por aplicar silicone industrial em pacientes tem registro profissional suspenso temporariamente

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
