Vigilância Sanitária alerta para cuidados com a alimentação na virada do ano
Cuidados com a higiene das mãos são imprescindíveis

Com a variedade de festas de ano novo, época em que o consumo de alimentos e bebidas aumenta, a população deve ter alguns cuidados na hora de adquirir esses produtos. E, para garantir a saúde dos consumidores, a Vigilância Sanitária Estadual alerta sobre os cuidados mais importantes durante os festejos.
O diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, explicou que a primeira atitude que o comprador deve ter é observar as condições do local, onde estão sendo comercializados os pratos e se estão acondicionando e manipulando corretamente os produtos.
“O local deve estar limpo e o vendedor deve usar bata, luvas e manter as unhas cortadas. Também não deve fazer uso de acessórios (anel, aliança e outros) e evitar contato com dinheiro, enquanto estiver comercializando os produtos”, explicou o diretor.
Bezerra ressaltou que, esses cuidados são essenciais para assegurar a higienização correta, evitando que o comprador seja exposto a alimentos danosos à sua saúde.
No caso de alimentos, como pastéis, esfirras e empadas, o consumidor deve observar como esses produtos estão sendo guardados e certificar-se da data de sua produção. “Esses alimentos devem ser consumidos em até 24 horas após seu preparo”, alertou.
O diretor afirmou que, os cuidados com a higiene das mãos devem ser particularmente observados. “Em eventos sociais normalmente existe muito contato físico e as mãos devem ser constantemente higienizadas para evitar a contaminação”, destacou.
O consumo de bebidas alcoólicas de origem e composição desconhecidas, também deve ser evitado. “Misturas de aguardentes com ingredientes desconhecidos podem provocar reações e o consumidor precisa estar atento ao que ingere para evitar intoxicação”, alertou Paulo.
De acordo com o comerciante Aldemir da Silva, que trabalha com a venda de bebidas na área da feirinha da Pajuçara, as dicas são importantes e sempre alerta seus consumidores sobre a higiene e segurança no consumo.
“Gelos do tipo escama não servem para ser consumidos e são usados apenas para gelar os produtos. Às vezes os clientes pedem o gelo, mas sempre alerto que eles não são apropriados para ser consumido”, ressaltou Aldemir.
Outro cuidado importante está com o uso do banheiro. “Além de sempre lavar as mãos, deve-se ter o cuidado de utilizar papéis para abrir ou fechar as portas do sanitário. As maçanetas são locais propícios para infecção e precisam de uma atenção extra por parte de todos”, ensinou Paulo Bezerra.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
