Capital

Renan Filho não descarta riscos de rebeliões nos presídios; presos são isolados em celas

Por Mariane Rodrigues *estagiária 10/01/2017 11h11
Renan Filho não descarta riscos de rebeliões nos presídios; presos são isolados em celas
Renan Filho não descarta possibilidade de rebeliões; presos são isolados em celas - Foto: Marcos Kromos/ 7 Segundos

Questionado se há riscos de haver rebeliões nos presídios de Alagoas como as ocorridas na região Norte do Brasil, o governador Renan Filho afirmou não descartar a possibilidade, mas que tem trabalhado diariamente para prevenir conflitos dentro das prisões. A afirmação foi dada durante entrevista à imprensa na Academia de Polícia Militar, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, nesta terça-feira (10).

Após pouco mais de 60 detentos morrerem em um massacre no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, e aproximadamente 30 presos terem sido assassinados na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima, a Segurança Pública do Estado de Alagoas tem intensificado as revistas nas penitenciárias.

 Nos últimos dias, agentes policiais apreenderam tanto no interior quanto na capital, aparelhos celulares, bilhetes, drogas,  diversas armas artesanais, facas, pedaços de metal, pedaços de madeira e espetos no interior das celas.  Segundo o governador, a Secretaria de Segurança Pública possui áudios que mostram membros de organizações criminosas se articulando para desestabilizar o país.

“Existe o risco de acontecer em todo o Brasil. Desde o dia em que aconteceu em Manaus que a gente trabalha diariamente. A SSP tem alguns áudios mostrando que as organizações criminosas trabalham para desestabilizar o Brasil. A gente tem tomado cuidado, trabalhado firme, mas isso pode acontecer em qualquer lugar, a gente tem que está pronto.  O governo deve fazer revistas recorrentemente, principalmente quando há uma briga de facções nacional pelo domínio do tráfico de drogas, principalmente o internacional”, afirmou o governador, acrescentando, que membros de facções foram separados e isolados em celas por organização e grau de periculosidade.

Entrega de presídio e casas de Custódias

O governador Renan Filho anunciou também na ocasião a entrega de um novo presídio para os próximos dois meses. De acordo com o governador, serão construídas em 2017 Casas de Custódias, além de entregar duas delegacias especializadas em Homicídio e outra especializada em Narcóticos.

“Todas [delegacias] vão estruturar a Polícia Civil para melhorar a capacidade de investigação e reduzir a impunidade”, disse Renan Filho.

Entrega de coletes e incineração de drogas

Nesta manhã, o governador Renan Filho se reuniu em solenidade na Academia de Polícia Militar, no Trapiche, em Maceió, para fazer a entrega de coletes à prova de balas à Polícia Civil, que trabalhava com material vencido. Na ocasião, foram entregues também 300 pistolas da marca Taurus para policiais civis, além de ônibus para Polícia Militar e equipamentos para o Corpo de Bombeiros.

Ainda durante a solenidade, a  Polícia Civil apresentou três toneladas de entorpecentes apreendidos no ano de 2016 que serão incinerados na ocasião.