Saúde

Santa Casa inaugura centro médico para pacientes do SUS no Centro de Maceió

Por Redação com assessoria 10/01/2017 14h02
Santa Casa inaugura centro médico para pacientes do SUS no Centro de Maceió
Santa Casa de Maceió inaugura centro médico para pacientes do SUS - Foto: Assessoria

Os pacientes atendidos na Santa Casa Poço – o atual Ambulatório Geral da Santa Casa de Maceió – passarão a ser atendidos no Centro Médico Dr. Duilio Marsiglia a partir desta terça (10). Somente no primeiro dia estão agendados 100 pacientes. A unidade receberá um fluxo diário de 250 pacientes. O centro médico fica na Rua Coronel Mendes da Fonseca, 561, no Centro da capital alagoana (vizinho ao Centro de Oncologia da Santa Casa de Maceió e próximo ao trilho da Rede Ferroviária).

O novo complexo foi inaugurado pela Santa Casa de Maceió na manhã desta segunda (09/01) com a presença do provedor Humberto Gomes de Melo, do corpo diretivo, clínico e funcional da instituição, assim como dos membros da Mesa Administrativa da Santa Casa de Maceió e da Academia Alagoana de Medicina, lideranças sindicais, além de familiares e amigos do próprio homenageado.

Duílio Marsiglia é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear como o primeiro médico especialista nesta área a implantar um centro de Medicina Nuclear no Nordeste. Sua história na Santa Casa de Maceió teve início em 1951, o que o torna o decano da instituição e um dos médicos mais antigos em atividade em Alagoas.

Novo centro médico

O Centro Médico Dr. Duilio Marsiglia centralizará quase todas as especialidades oferecidas na Santa Casa Poço aos pacientes do Sistema Único de Saúde (Confira a lista abaixo). Continuam sendo disponibilizadas na unidade Poço as seguintes especialidades: ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica e ginecologia.

Conforme acrescentou Aishá Góes, gestora da Linha Oncológica da Santa Casa de Maceió, o novo complexo também terá a missão de distribuir medicamentos usados na hormonioterapia e quimioterápicos orais, o que deve levar à unidade um adicional de 40 pacientes SUS/dia.

Já o terceiro andar do complexo contará com três salas destinadas aos estudos e pesquisas dos residentes médicos da oncologia (clínica e cirúrgica) da instituição.