Samu recebe 10 novas viaturas do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nessa segunda-feira (9), o envio de 10 ambulâncias novas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas. Ao todo, 340 ambulâncias dever ser enviadas para 19 estados brasileiros e irão substituir as viaturas com cinco anos de circulação.
De acordo com Cristina Calado, gerente de Assistência Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dos 10 veículos que serão enviados pelo Ministério da Saúde, dois atuarão em Maceió e os oito restantes serão distribuídos nos municípios do interior que contém Bases Descentralizadas para a renovação de frota.
Ainda segundo Cristina Calado, a entrega dos veículos será feita em Tatuí (SP), no próximo dia 31. “O Estado de Alagoas enviará condutores para buscar essas ambulâncias. A previsão é que elas cheguem à Maceió no dia 4 de fevereiro. No entanto, elas só começarão a funcionar quando forem emplacadas”, explicou.
Para a gerente de Assistência Pré-Hospitalar da Sesau, o quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde só vem a somar e ajudar a população que precisa do Samu. “Com estas novas ambulâncias, vamos ampliar ainda mais o acesso da população alagoana aos serviços de urgência e emergência na rede pública, garantindo um atendimento rápido, universal e adequado aos pacientes, o que vai ajudar a reduzir mortes e sequelas, além de diminuir o tempo de espera”, destacou.
Samu - O propósito do SAMU 192, que funciona 24 horas por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados às unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.
O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são encaminhados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências, quanto em locais de trabalho e vias públicas. Também está entre as prerrogativas do Samu, o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.