Samu recebe 10 novas viaturas do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nessa segunda-feira (9), o envio de 10 ambulâncias novas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas. Ao todo, 340 ambulâncias dever ser enviadas para 19 estados brasileiros e irão substituir as viaturas com cinco anos de circulação.
De acordo com Cristina Calado, gerente de Assistência Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dos 10 veículos que serão enviados pelo Ministério da Saúde, dois atuarão em Maceió e os oito restantes serão distribuídos nos municípios do interior que contém Bases Descentralizadas para a renovação de frota.
Ainda segundo Cristina Calado, a entrega dos veículos será feita em Tatuí (SP), no próximo dia 31. “O Estado de Alagoas enviará condutores para buscar essas ambulâncias. A previsão é que elas cheguem à Maceió no dia 4 de fevereiro. No entanto, elas só começarão a funcionar quando forem emplacadas”, explicou.
Para a gerente de Assistência Pré-Hospitalar da Sesau, o quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde só vem a somar e ajudar a população que precisa do Samu. “Com estas novas ambulâncias, vamos ampliar ainda mais o acesso da população alagoana aos serviços de urgência e emergência na rede pública, garantindo um atendimento rápido, universal e adequado aos pacientes, o que vai ajudar a reduzir mortes e sequelas, além de diminuir o tempo de espera”, destacou.
Samu - O propósito do SAMU 192, que funciona 24 horas por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados às unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.
O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são encaminhados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências, quanto em locais de trabalho e vias públicas. Também está entre as prerrogativas do Samu, o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
