Capital

Operação apreende celulares, drogas e objetos pontiagudos no Sistema Prisional, em Maceió

Até agora, seis varreduras já foram realizadas, segundo secretaria; ação aconteceu ontem

Por 7 Segundos com assessoria com 7 Segundos com assessoria 12/01/2017 06h06
Operação apreende celulares, drogas e objetos pontiagudos no Sistema Prisional, em Maceió
Intervenção das forças de segurança nos presídios, em Maceió - Foto: Jorge Santos

“Os agentes penitenciários estão trabalhando diuturnamente junto com as Polícias Militar e Civil para manter a ordem, segurança e disciplina nos presídios. Neste ano, já realizamos seis varreduras para eliminar qualquer possibilidade de risco a integridade física dos servidores, reeducandos e visitantes nos presídios”. Essas foram as palavras do secretário da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, após mais um dia de trabalho intenso no Complexo Penitenciário.

Nesta quarta-feira (11), militares do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), Grupamento Aéreo e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) desencadearam uma megaoperação integrada com os agentes penitenciários lotados nos Presídios Cirydião Durval e de Segurança Máxima. Um drone da Seris também auxiliou os trabalhos. A ação realizada naquelas unidades retirou itens ilícitos de circulação, como aparelhos celulares, entorpecentes e objetos pontiagudos de fabricação artesanal. 

O chefe especial das Unidades Penitenciárias, José de Oliveira Neto, lembra que a intervenção das forças de segurança nos presídios tem gerado mais do que segurança.

“O Governo de Alagoas não tem poupados esforços com investimentos em tecnologia e qualificação para os agentes penitenciários. Isso nos dá poder para intensificar as varreduras e reduzir a quantidade de ilícitos em poder dos reeducandos, cumprindo aquilo que a lei determina e mostrando que o Estado está presente”, finalizou Oliveira Neto.