Justiça concede liberdade a prefeito eleito acusado de estupro de vunerável
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) concedeu na tarde desta segunda-feira (23) liberdade ao prefeito eleito de Santa Luzia do Norte, Edson Mateus da Silva (PRB), preso sob a acusação de estupro de vunerável. A decisão do desembargador do TJ/AL, José Carlos Malta Marques, permitirá que o político responda ao processo em liberdade.
De acordo com o desembargador, a ordem de prisão do prefeito foi feita pela juíza Juliana Batistela, titular da Comarca de Santa Luzia do Norte, era ilegal, visto que o suposto estupro teria acontecido numa chácara localizada no Rio Novo, em Maceió. Dessa forma, a juíza não teria poder para determinar a prisão do prefeito.
Na decisão, o desembargador afirma que o pedido de prisão de Edson Mateus pode ser realizado novamente por um juiz da comarca de Maceió. "(...)Portanto, evidencia-se que o decreto judicial de prisão preventiva, emanado de autoridade judiciária incompetente, configura situação de injusta constrição da liberdade individual, inclusive porque é insuscetível de ratificação, pelo fato de constituir ato revestido de caráter decisório. Por essas razões, reconsidero a decisão proferida anteriormente, determinando a expedição de alvará de soltura em favor do paciente, se por outro motivo não estiver preso e, ainda, sem prejuízo de que venha a ser novamente decretada sua prisão mas pelo juízo competente", diz um trecho da decisão.
A prisão
Edson Mateus foi preso no dia 15 de dezembro de 2016, a pedido do Ministério Público, por suspeita de estupro de vulnerável. Ele foi detido pela Polícia Civil após a juíza da comarca da cidade, Juliana Batistela, aceitar a denúncia feita pela Promotoria há pouco mais de um mês.
O escândalo envolvendo Edson Matheus se tornou público durante a campanha eleitoral do ano passado, mas o fato não o impediu de vencer as eleições. De acordo com o promotor Vinícius Ferreira, pesam contra o futuro gestor as acusações de estupro, satisfação da lascívia mediante a presença de criança e corrupção de menores.
Também em dezembro, o Ministério Público requereu um mandado de busca e apreensão ao Juízo local e, durante o cumprimento dessa medida cautelar, o aparelho celular do acusado foi apreendido. Levado para perícia na Polícia Federal, foi descoberto que Edson Mateus gravou o estupro e mantinha todos os arquivos guardados.
Últimas notícias
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
