Saúde

Cosems e Defesa Civil definem estratégias para megaoperação de combate ao Aedes aegypti

Megaoperação vai acontecer em nove municípios alagoanos no dia 4 de março, das 7h às 12h

Por Redação com assessoria 06/02/2017 14h02
Cosems e Defesa Civil definem estratégias para megaoperação de combate ao Aedes aegypti
Alinhamento das ações da megaoperação foram traçados em reunião na manhã desta segunda (6) - Foto: Assessoria

O combate ao Aedes aegypti ganha força em Alagoas com a megaoperação que vai acontecer no dia 4 de março, das 7h às 12h, nas cidades de Maceió, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. Pelo menos 400 homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército e agentes de saúde vinculados às Secretarias de Saúde do Estado; e do Meio Ambiente dos respectivos municípios devem atuar na coleta de pneus, um dos principais criadouros do mosquito.

A logística e alinhamento das ações foram traçados em reunião na manhã desta segunda-feira (6), na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), com a presença de diretores da entidade, bem como de outros representantes dos órgãos que também fazem parte da Sala Estadual de Combate e Controle do Aedes, a exemplo da Defesa Civil Estadual (órgão coordenador da Sala), Exército, Secretaria estadual de Saúde (Sesau), Secretaria de Saúde de Maceió, além da pasta de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

No próximo dia 13, a partir das 13h, ficou marcada uma reunião, na sede do Cosems, para que os municípios envolvidos nesta ação tragam para a Defesa Civil os locais para recolhimento dos pneus. A presidente do Cosems, Normanda Santiago, alertou os gestores da área e toda a estrutura municipal para não darem trégua aos criadouros do mosquito e envolverem outras pastas do Município, a exemplo da Educação, Infraestrutura, e os demais segmentos representativos da sociedade, tais como as associações de bairro.

 “O índice de infestação tem seus períodos de pico e de calmaria, mas não podemos baixar a guarda no combate ao mosquito, considerando o número elevado de pessoas acometidas pela dengue (23.966), zika vírus (8.126) e chikungunya (18.473 casos) em 2016”, reforçou. O capitão Silva Melo – que representou a Coordenação Estadual da DC – detalhou a megaoperação, ressaltando que a concentração para saída com destino aos nove municípios será às 7h, do dia 4 de março, no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz), na avenida Fernandes Lima, e que a ação se encerra às 12h.

O capitão Silva Melo afirmou que a megaoperação no Brasil vai acontecer entre o fim de abril e início de maio e Alagoas já saiu na frente, logo é necessário o engajamento dos gestores dos municípios citados e da população, no sentido de que os resultados sejam os melhores possíveis. “A Defesa Civil pode recolher os pneus, mas o município tem que fazer a sua parte e manter o cuidado permanente com eventuais criadouros. Vamos enviar ofício aos prefeitos para que tomem ciência a da operação que vai acontecer nos municípios deles no dia 4”, salientou.

Encontro temático

Na ocasião, a secretária de Saúde de Barra de Santo Antônio, Gláucia Torres, divulgou o I Encontro Temático Sobre Vigilância em Saúde, com abertura da Semana de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, que será realizado no próximo dia 13, das 8 às 13h, no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal). O evento será promovido pelo Cosems/AL e constam da programação rodas de discussão sobre a Situação Epidemiológica Dengue, Zika e Chikunguny; Estratégias para Enfrentamento ao Aedes aegypti; além de apresentações das experiências municipais no combate ao vetor. O encontro tem como público alvo gestores, coordenadores da Atenção Básica; e da Vigilância em Saúde; além de profissionais de setores afins.