Cosems e Defesa Civil definem estratégias para megaoperação de combate ao Aedes aegypti
Megaoperação vai acontecer em nove municípios alagoanos no dia 4 de março, das 7h às 12h
O combate ao Aedes aegypti ganha força em Alagoas com a megaoperação que vai acontecer no dia 4 de março, das 7h às 12h, nas cidades de Maceió, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Rio Largo, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. Pelo menos 400 homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército e agentes de saúde vinculados às Secretarias de Saúde do Estado; e do Meio Ambiente dos respectivos municípios devem atuar na coleta de pneus, um dos principais criadouros do mosquito.
A logística e alinhamento das ações foram traçados em reunião na manhã desta segunda-feira (6), na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), com a presença de diretores da entidade, bem como de outros representantes dos órgãos que também fazem parte da Sala Estadual de Combate e Controle do Aedes, a exemplo da Defesa Civil Estadual (órgão coordenador da Sala), Exército, Secretaria estadual de Saúde (Sesau), Secretaria de Saúde de Maceió, além da pasta de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
No próximo dia 13, a partir das 13h, ficou marcada uma reunião, na sede do Cosems, para que os municípios envolvidos nesta ação tragam para a Defesa Civil os locais para recolhimento dos pneus. A presidente do Cosems, Normanda Santiago, alertou os gestores da área e toda a estrutura municipal para não darem trégua aos criadouros do mosquito e envolverem outras pastas do Município, a exemplo da Educação, Infraestrutura, e os demais segmentos representativos da sociedade, tais como as associações de bairro.
“O índice de infestação tem seus períodos de pico e de calmaria, mas não podemos baixar a guarda no combate ao mosquito, considerando o número elevado de pessoas acometidas pela dengue (23.966), zika vírus (8.126) e chikungunya (18.473 casos) em 2016”, reforçou. O capitão Silva Melo – que representou a Coordenação Estadual da DC – detalhou a megaoperação, ressaltando que a concentração para saída com destino aos nove municípios será às 7h, do dia 4 de março, no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTz), na avenida Fernandes Lima, e que a ação se encerra às 12h.
O capitão Silva Melo afirmou que a megaoperação no Brasil vai acontecer entre o fim de abril e início de maio e Alagoas já saiu na frente, logo é necessário o engajamento dos gestores dos municípios citados e da população, no sentido de que os resultados sejam os melhores possíveis. “A Defesa Civil pode recolher os pneus, mas o município tem que fazer a sua parte e manter o cuidado permanente com eventuais criadouros. Vamos enviar ofício aos prefeitos para que tomem ciência a da operação que vai acontecer nos municípios deles no dia 4”, salientou.
Encontro temático
Na ocasião, a secretária de Saúde de Barra de Santo Antônio, Gláucia Torres, divulgou o I Encontro Temático Sobre Vigilância em Saúde, com abertura da Semana de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti, que será realizado no próximo dia 13, das 8 às 13h, no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal). O evento será promovido pelo Cosems/AL e constam da programação rodas de discussão sobre a Situação Epidemiológica Dengue, Zika e Chikunguny; Estratégias para Enfrentamento ao Aedes aegypti; além de apresentações das experiências municipais no combate ao vetor. O encontro tem como público alvo gestores, coordenadores da Atenção Básica; e da Vigilância em Saúde; além de profissionais de setores afins.
Últimas notícias
Davi Davino Filho defende maioridade penal aos 14 anos contra aliciamento pelo tráfico
Ceci reúne apoiadores em arrastão na Branca de Atalaia ao lado de Arthur Lira e Alvinho
Rute Nezinho defende fortalecimento da rede de proteção contra a violência infantil
Fabio Costa reforça apoio a JHC e Marina e destaca união para Alagoas vencer
Com a divulgação da Real Time, Marina JHC lidera todos as pesquisas divulgadas nesta semana
Gabi Gonçalves reúne multidão no Clima Bom e destaca ações do mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
