Governo tem 15 dias para nomear novo membro do TCE
Foi a julgamento na manhã desta terça (14), no pleno do Tribunal de Justiça, o processo referente à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado que está em aberto desde Junho de 2015 com a aposentadoria do conselheiro Luís Eustáquio Toledo. O julgamento determinou por decisão unânime que o governador Renan Filho nomeie um dos membros do Ministério Público de Contas.
Os nomes que compõem a lista tríplice são Enio Andrade Pimenta, Gustavo Henrique Albuquerque Santos e Rodrigo Siqueira Cavalcante.
O desembargador Tutmés Airan decidiu acompanhar o voto do relator, o desembargador Domingos Araújo Neto que votou pela concessão do mandado de segurança, impetrado pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON).
Doze magistrados votaram no julgamento que tinha sido interrompido ano passado por conta do pedido de vistas do desembargador Tutmés Airan. O governo tem o prazo de 15 dias para nomear o novo membro do Tribunal de Contas, em caso de descumprimento, será aplicada uma multa diária pessoal ao governador no valor de R$ 10 mil.
O governador defende que a vaga é de livre escolha do chefe executivo e o procurador-geral do estado de Alagoas, Francisco Malaquias, sustentou que a vaga é de livre escolha. Ele afirmou que a Assembleia errou anteriormente, ao nomear Cícero Amélio em vaga do MPC, e que esta situação já é alvo de ação judicial no TRF5.
Veja também
Últimas notícias
Manobra com Renan Filho no Senado favorece aprovação de Messias ao STF
Fuga de suspeito de estupro no Agreste de AL vira briga entre deputado e advogada
Ex-reeducando é assassinado com tiros na cabeça no bairro Jacintinho
Lagoa da Canoa participa de Encontro Regional da Primeira Infância no SUAS em Salvador
Prefeitura inscreve ambulantes para a venda de flores nos cemitérios de Maceió
Cabo Bebeto critica postagem do MPAL sobre uso de banheiros por pessoas trans
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
