Governo tem 15 dias para nomear novo membro do TCE
Foi a julgamento na manhã desta terça (14), no pleno do Tribunal de Justiça, o processo referente à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado que está em aberto desde Junho de 2015 com a aposentadoria do conselheiro Luís Eustáquio Toledo. O julgamento determinou por decisão unânime que o governador Renan Filho nomeie um dos membros do Ministério Público de Contas.
Os nomes que compõem a lista tríplice são Enio Andrade Pimenta, Gustavo Henrique Albuquerque Santos e Rodrigo Siqueira Cavalcante.
O desembargador Tutmés Airan decidiu acompanhar o voto do relator, o desembargador Domingos Araújo Neto que votou pela concessão do mandado de segurança, impetrado pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON).
Doze magistrados votaram no julgamento que tinha sido interrompido ano passado por conta do pedido de vistas do desembargador Tutmés Airan. O governo tem o prazo de 15 dias para nomear o novo membro do Tribunal de Contas, em caso de descumprimento, será aplicada uma multa diária pessoal ao governador no valor de R$ 10 mil.
O governador defende que a vaga é de livre escolha do chefe executivo e o procurador-geral do estado de Alagoas, Francisco Malaquias, sustentou que a vaga é de livre escolha. Ele afirmou que a Assembleia errou anteriormente, ao nomear Cícero Amélio em vaga do MPC, e que esta situação já é alvo de ação judicial no TRF5.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
