Justiça suspende Zona Azul em Maceió
O juiz Antônio Emanuel Dória, da 14ª Vara Criminal da Capital, atendeu na última terça (14) o pedido do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) e deferiu liminar suspendendo a implantação da zona azul em Maceió. A suspensão se deu por decisão liminar e vale até o julgamento do mérito. Caso a determinação judicial não seja cumprida o valor da multa diária será de R$ 1.000,00. O início do serviço estava previsto para o dia 20 deste mês.
Para o juiz a prefeitura de Maceió ultrapassou a função de regulamentação e esse foi o principal argumento utilizado pelo magistrado em sua decisão. “ (...) o citado decreto, apesar da denominação, mais parece lei em sentido estrito, eis que não apenas regula, mas institui a 'Zona Azul' no âmbito da cidade de Maceió, traçando pormenorizadamente suas regras e limitações dos direitos dos particulares. (...)Da expressão grifada, denota-se que somente é decreto que regulamente lei, não que crie direitos (decreto autônomo). No caso dos autos, em leitura desatenta, parecer ter lei criado e decreto regulamentado a “Zona Azul” em Maceió", afirma Antônio Emanuel Dória na decisão.
O caso
A 16º Promotoria de Justiça da Capital (Fazenda Pública Municipal) ajuizou uma ação civil pública, com pedido liminar, para suspender o sistema de estacionamento rotativo pago em áreas públicas. De acordo com o promotor de justiça, Marcus Rômulo Maia de Mello, as normas responsáveis por conceber e regulamentar a Zona Azul deixaram de definir especificamente qual bem público é objeto da concessão de uso para exploração comercial. “A remuneração e a demarcação das vias e logradouros públicos que comporão o sistema de estacionamento rotativo devem obedecer à reserva de lei em sentido formal e material, submetendo-se à discussão da Câmara de Vereadores de Maceió, que poderá, inclusive, submeter a matéria à audiência pública”, explica o promotor.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
