Justiça suspende Zona Azul em Maceió
O juiz Antônio Emanuel Dória, da 14ª Vara Criminal da Capital, atendeu na última terça (14) o pedido do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) e deferiu liminar suspendendo a implantação da zona azul em Maceió. A suspensão se deu por decisão liminar e vale até o julgamento do mérito. Caso a determinação judicial não seja cumprida o valor da multa diária será de R$ 1.000,00. O início do serviço estava previsto para o dia 20 deste mês.
Para o juiz a prefeitura de Maceió ultrapassou a função de regulamentação e esse foi o principal argumento utilizado pelo magistrado em sua decisão. “ (...) o citado decreto, apesar da denominação, mais parece lei em sentido estrito, eis que não apenas regula, mas institui a 'Zona Azul' no âmbito da cidade de Maceió, traçando pormenorizadamente suas regras e limitações dos direitos dos particulares. (...)Da expressão grifada, denota-se que somente é decreto que regulamente lei, não que crie direitos (decreto autônomo). No caso dos autos, em leitura desatenta, parecer ter lei criado e decreto regulamentado a “Zona Azul” em Maceió", afirma Antônio Emanuel Dória na decisão.
O caso
A 16º Promotoria de Justiça da Capital (Fazenda Pública Municipal) ajuizou uma ação civil pública, com pedido liminar, para suspender o sistema de estacionamento rotativo pago em áreas públicas. De acordo com o promotor de justiça, Marcus Rômulo Maia de Mello, as normas responsáveis por conceber e regulamentar a Zona Azul deixaram de definir especificamente qual bem público é objeto da concessão de uso para exploração comercial. “A remuneração e a demarcação das vias e logradouros públicos que comporão o sistema de estacionamento rotativo devem obedecer à reserva de lei em sentido formal e material, submetendo-se à discussão da Câmara de Vereadores de Maceió, que poderá, inclusive, submeter a matéria à audiência pública”, explica o promotor.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
