Hemoal Trapiche vai abrir neste sábado para receber doações de sangue
Voluntários podem comparecer das 8h às 17h, visando formar estoque para atender transfusões

Com um estoque de sangue insatisfatório para atender a demanda transfusional durante o período de Carnaval, a Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai abrir neste sábado (25). O órgão, que fica situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, irá atender os voluntários das 8h às 17h.
A decisão de abrir o Hemoal Trapiche em pleno Sábado de Zé Pereira se deve ao fato de o estoque possuir apenas 215 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300 para um período comum. Como o feriado de Carnaval compreende quatro dias, é necessário formar um estoque de sangue estratégico, segundo a gerente da unidade, Verônica Guedes.
“Nosso estoque está baixo para uma véspera de Carnaval, já que só temos duas bolsas de sangue A Negativo, uma de O Negativo e nenhuma de B Negativo. Como trabalhamos com prevenção, iremos abrir durante todo o sábado e esperamos que, aqueles que ainda não fizeram sua doação, seja por falta de tempo ou porque estão trabalhando, compareçam ao Hemoal Trapiche”, salientou a gerente da unidade.
Quem pode doar
Estão aptas a doar sangue as pessoas que tenham no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após o dez anos, hepatite.
Ainda de acordo com os critérios para doação, os voluntários devem comparecer ao Hemoal Trapiche bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores, que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Veja também
Últimas notícias

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, será palestrante no maior festival de educação do Brasil

‘Justiça não é tola, mas exige indícios’, diz defesa de Bolsonaro em resposta a Moraes

Nattan oferece R$ 1 mil por beijo em mulher com nanismo; associação repudia

Bia Miranda e Gato Preto são alvos de operação contra 'jogo do tigrinho'

Como foram as mais de 30 horas de obstrução da direita no Congresso

Surpreenda no Dia dos Pais com a experiência completa do Jomart Atacarejo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
