Hemoal Trapiche vai abrir neste sábado para receber doações de sangue
Voluntários podem comparecer das 8h às 17h, visando formar estoque para atender transfusões
Com um estoque de sangue insatisfatório para atender a demanda transfusional durante o período de Carnaval, a Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai abrir neste sábado (25). O órgão, que fica situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, irá atender os voluntários das 8h às 17h.
A decisão de abrir o Hemoal Trapiche em pleno Sábado de Zé Pereira se deve ao fato de o estoque possuir apenas 215 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300 para um período comum. Como o feriado de Carnaval compreende quatro dias, é necessário formar um estoque de sangue estratégico, segundo a gerente da unidade, Verônica Guedes.
“Nosso estoque está baixo para uma véspera de Carnaval, já que só temos duas bolsas de sangue A Negativo, uma de O Negativo e nenhuma de B Negativo. Como trabalhamos com prevenção, iremos abrir durante todo o sábado e esperamos que, aqueles que ainda não fizeram sua doação, seja por falta de tempo ou porque estão trabalhando, compareçam ao Hemoal Trapiche”, salientou a gerente da unidade.
Quem pode doar
Estão aptas a doar sangue as pessoas que tenham no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após o dez anos, hepatite.
Ainda de acordo com os critérios para doação, os voluntários devem comparecer ao Hemoal Trapiche bem alimentados. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores, que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Veja também
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
