Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea em shopping da capital hoje
Ação ocorre nesta sexta-feira (26), das 10h às 16h, na praça de alimentação do Shopping Pátio

Com o propósito de aumentar o número de inscritos no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza novo cadastro de voluntários nesta sexta-feira (26). A ação acontece das 10h às 16h, na praça de alimentação do Shopping Pátio, no bairro Cidade Universitária, em Maceió. Atualmente, o Redome conta com 23.750 inscritos.
O Hemoal espera aumentar as chances de encontrar um doador compatível para os pacientes que se encontram na fila de espera de um transplante de medula óssea. Isso porque, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com o receptor.
Entre os pacientes que aguardam por um transplante estão os portadores de leucemia, conhecida como câncer no sangue, segundo informa a assistente social do Hemoal, Fátima Braga.
“Para grande parte dos pacientes com leucemia, a única alternativa para salvar a vida passa por um transplante de medula óssea. Daí porque, a necessidade de aumentarmos o número de alagoanos cadastrados no Redome”, evidenciou a assistente social.
Como se cadastrar
Para ser um doador voluntário de medula óssea é necessário ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar CPF e Carteira de Identidade, além de informar o endereço residencial. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter um código genético.
Após o mapeamento haverá um cruzamento com os dados do Cadastro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme) para atestar se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de doação.
Em caso de compatibilidade, de acordo com a assistente social do Hemoal, o voluntário será convocado para realizar a doação e, posteriormente, haverá o transplante para o receptor.
“Os voluntários também pode se dirigir ao Hemoal Trapiche para se cadastrar como doador de medula óssea. A unidade funciona ao lado do Hospital Geral do Estado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. No interior do Estado, o cadastro pode ser realizado no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Rua Geraldo Barboza, no Centro de Arapiraca”, informou a assistente social.
Como ocorre a doação
Fátima Braga explica que todo o processo de doação é financiado pelo Ministério da Saúde (MS). O voluntário passa por uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral. Com isso, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso que, posteriormente, será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de uma doença hematológica.
Últimas notícias

Prefeitura intensifica operação de vigilância e combate ao metanol em Palmeira dos Índios

Governo lança programa Alagoas Conectada para ampliar internet nas escolas públicas

Polícia prende foragido da Justiça de AL por homicídio em boate de Maceió

Unidade móvel do Cadastro Único estará no Benedito Bentes nesta quarta e quinta

JHC entrega Mirante Dom Antônio Brandão e anuncia Rota dos Mirantes em Maceió

Idoso que seguiria para Porto de Pedras morre após passar mal na rodoviária de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
