Crime cibernético: inquérito revela compra ilegal de 2 mil ingressos no valor de R$ 6 milhões
As investigações revelaram que o IP utilizado para o delito, pertencia a um servidor público do Estado de Alagoas.
Um servidor público responsável pelo setor de Geoprocessamento do estado foi indiciado por fazer compras ilicitas em um site de vendas de ingressos. As investigações foram reveladas na tarde desta quinta-feira (16) e mostraram que o crime que ocorreu em maio de 2016 é mais um caso de invasão de dispositivo informático e de infração contra a ordem econômica.
Um site de venda de ingressos pela internet foi alvo de um ataque hacker, que efetuou mais de duas mil compras online em um curto período de tempo, gerando um valor de quase seis milhões de reais em ingressos. A plataforma não suportou a ação criminosa e ficou sem acesso.
De acordo com o delegado Felipe Caldas, titular da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, da Diretoria de Recursos Especiais (DRE),o dono do site percebeu que estava sendo vítima de um hacker e registrou a ocorrência junto à especializada que deu início as investigações.
Dias após o fato, um novo ataque aconteceu e inúmeras compras foram realizadas novamente. Os agentes constataram que os nomes e os CPFs utilizados eram repetidos.
Quando as ações de investigações iniciaram, foi identificado que a rede utilizada para a realização da ação criminosa havia sido a de um setor público, e que apenas nove funcionários teriam acesso às máquinas.
As investigações revelaram que o IP (protocolo de Internet), número de identificação do computador utilizado para o delito, conferia com os dados de um dos funcionários do setor de Geoprocessamento, servidor público do Estado de Alagoas.
Com a conclusão do Inquérito Policial, o delegado Felipe Caldas esclareceu o crime e indiciou o acusado por invasão de dispositivo informático e por infração contra a ordem econômica, conforme art. 154-A, §2º, CPB, c/c art. 36, §3º, III, IV, V, da Lei nº 12.529/11.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
