Crime cibernético: inquérito revela compra ilegal de 2 mil ingressos no valor de R$ 6 milhões
As investigações revelaram que o IP utilizado para o delito, pertencia a um servidor público do Estado de Alagoas.

Um servidor público responsável pelo setor de Geoprocessamento do estado foi indiciado por fazer compras ilicitas em um site de vendas de ingressos. As investigações foram reveladas na tarde desta quinta-feira (16) e mostraram que o crime que ocorreu em maio de 2016 é mais um caso de invasão de dispositivo informático e de infração contra a ordem econômica.
Um site de venda de ingressos pela internet foi alvo de um ataque hacker, que efetuou mais de duas mil compras online em um curto período de tempo, gerando um valor de quase seis milhões de reais em ingressos. A plataforma não suportou a ação criminosa e ficou sem acesso.
De acordo com o delegado Felipe Caldas, titular da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, da Diretoria de Recursos Especiais (DRE),o dono do site percebeu que estava sendo vítima de um hacker e registrou a ocorrência junto à especializada que deu início as investigações.
Dias após o fato, um novo ataque aconteceu e inúmeras compras foram realizadas novamente. Os agentes constataram que os nomes e os CPFs utilizados eram repetidos.
Quando as ações de investigações iniciaram, foi identificado que a rede utilizada para a realização da ação criminosa havia sido a de um setor público, e que apenas nove funcionários teriam acesso às máquinas.
As investigações revelaram que o IP (protocolo de Internet), número de identificação do computador utilizado para o delito, conferia com os dados de um dos funcionários do setor de Geoprocessamento, servidor público do Estado de Alagoas.
Com a conclusão do Inquérito Policial, o delegado Felipe Caldas esclareceu o crime e indiciou o acusado por invasão de dispositivo informático e por infração contra a ordem econômica, conforme art. 154-A, §2º, CPB, c/c art. 36, §3º, III, IV, V, da Lei nº 12.529/11.
Veja também
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
