Teste aponta adulteração de sete marcas de azeites de oliva; saiba quais

Na semana em que os consumidores ainda estão confusos em relação à qualidade da carne brasileira, um novo teste da Proteste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, constatou adulteração em diversas marcas de azeite de oliva, algumas delas consideradas impróprias para consumo in natura.
A entidade avaliou 24 marcas. Sete apresentaram fraudes por conterem misturas de óleos vegetais e animais. "São produtos não indicados para o consumo, por exemplo na salada ou no pão", afirma o diretor da Proteste, Henrique Lian. Uma das marcas não é extra virgem, embora a informação conste no rótulo. As marcas adulteradas, segundo a entidade, são Tradição, Figueira de Foz, Torre de Quintela, Pramesa e Lisboa, todos importados e boa parte delas envasadas no Brasil.
Duas outras marcas têm liminares da Justiça impedindo a divulgação de seus nomes. No site da Proteste, os azeites que não atendem aos padrões mínimos de qualidade ou representa um risco à segurança do consumidor são identificados como "eliminado" do teste. O azeite Beirão extravirgem aparece com "qualidade ruim", e não é recomendado para consumo pela proteste. Acesse o teste de cada uma das marcas com divulgação liberada.
"Não dá para saber se a fraude vem da origem ou se ocorreu no processo de envasamento", informa Lian. Segundo ele, o teste foi feito em laboratório de Portugal, credenciado pelo Ministério da Agricultura e pelo Conselho Oleícola Internacional (COI).
As marcas escolhidas são as mais vendidas no mercado.
Veja também
Últimas notícias

Traficante é preso com crack e maconha durante patrulhamento da PM no Residencial Agreste

Homem é alvejado por três disparos no braço ao parar para entregar cigarro a amigo

Jovem é preso acusado de furtar troncos de madeira em Novo Lino

Homem é socorrido em estado grave após sofrer tentativa de homicídio em Coité do Nóia

Casal morre em grave acidente entre moto e caminhão na Avenida Menino Marcelo, em Maceió

Família pede ajuda para localizar gatinho que desapareceu no bairro Benedito Bentes, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
