População sofre com desabastecimento e reclama de retirada de água por carros-pipa
Moradores de Jundiá, na Zona da Mata Alagoana, sofrem com a falta de água nas torneiras. Isto porque o açude, que faz o abastecimento, está com a quantidade de água abaixo do nível de normalidade. Na última sexta-feira (24), o governo do estado decretou situação de emergência no município, por um período de 180 dias.
O padre da Igreja Nossa Senhora da Conceição, de Jundiá, José Fernando, afirma que o açude já não possui água suficiente para atender a população da cidade, e mesmo assim, os moradores assistem carros-pipa se dirigindo ao local para pegar a pouca água que resta e abastecer outros municípios, como o de Colônia Leopoldina e Novo Lino.
"Desde semana passada estamos sofrendo com isso. Tem dias que passamos o dia inteiro sem água. Hoje veio, com meia hora faltou. O reservatório não dá para suprir a cidade. Se a gente tivesse, ajudava, mas não temos nem para a gente", expõe o padre.
A retirada da água era permitida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), mas, de acordo com o gerente da Unidade de Negócio Leste, Judiron Pena, a atividade foi suspensa depois que a produção diminuiu, para não comprometer o abastecimento da população. No entanto, o padre moveu a comunidade para impedir novamente a retirada de água do local que já estava sendo providenciada pelos carros-pipa na manhã desta segunda-feira (27).
De acordo com a Casal, o abastecimento de água em Jundiá está sendo afetado pela estiagem e por desvios de nascentes para abastecimentos de tanques para piscicultura.
"A Casal vem buscando a realização de ações que minimizem o desabastecimento. No entanto, deve-se ressaltar que a ausência de chuvas é o fator que mais impacta na situação atual", afirma Judiron Pena.
Outro problema relatado pela população é a sujeira no açude, que está coberto de lama. A Casal informou que realiza a limpeza anualmente e que a próxima deverá ocorrer em 30 dias.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
