Embaixada da Espanha oferece formação em língua estrangeira para professores da rede pública
Curso realizado em parceria com a Seduc ocorre até sexta-feira (31), no Cepa
A Embaixada da Espanha no Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está oferecendo formação gratuita na língua estrangeira aos professores das redes públicas. O curso será realizado até sexta-feira (31), no Centro de Formação Professor Ib Gatto, no Cepa. Interessados ainda podem inscrever-se até esta segunda-feira (27) pelo email [email protected], onde solicitam ficha de inscrição.
O curso tem como foco a importância do léxico e o ensino e aprendizagem do Espanhol, abordando em seu conteúdo programático como ensinar léxico, com técnicas de ensino e estratégias de aprendizagem; recursos digitais, ferramentas e metodologias de apoio à classe de língua espanhola; o cinema na classe de língua estrangeira; a transição espanhola da democracia através de textos históricos; A Espanha de Cervantes e o refrão na literatura popular; e o caminho de Santiago, um símbolo da identidade europeia.
De acordo com a técnica da Superintendência de Rede da Seduc, Kátia Vieira, a formação integra o plano anual de capacitação aos docentes da rede estadual, e terá carga horária total de 30h, ministrada pelo professor Ángell Sánchez. Ela informou ainda que a certificação será emitida pela Embaixada e Seduc.
Além do conteúdo em sala de aula, os participantes terão acesso a uma plataforma disponibilizada pela Embaixada, com disponibilidade de conteúdos diversos.
Oportunidade
Mesmo neste momento de discussões acerca do ensino desta língua estrangeira no país, pontuada pelos participantes, estes comemoram a realização do curso, pelo conhecimento a ser agregado e possibilidade de mobilização e motivação entre docentes e discentes.
É o que explica Alex Tenónio, professor das Línguas Inglesa e Espanhola da Escola Estadual Quintella Cavalcante, em Arapiraca. “Esta é a primeira formação que recebo pela rede após dez anos no quadro efetivo. Fiquei até surpreso, mas logo confirmei minha participação, não podia perder. E o curso é muito bom, um conhecimento que vai além, o léxico, como adquirir palavras e levar isto ao aluno, como despertar nele o interesse pela língua, de forma atrativa e não mecânica. Para isto precisamos estar motivados e amarmos o que fazemos e aqui é uma excelente oportunidade”, declara.
Quem comemorou também por ter sido contemplada foi a professora do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Eronilma Barbosa. “É uma iniciativa extremamente positiva e parabenizo à equipe de formação de docentes da Seduc. Mesmo neste momento preocupante com relação ao futuro da educação espanhola no país, acredito que mais iniciativas como esta possam fortalecer e ressaltar a importância desta língua. A proposta do curso é muito boa e ainda pela oportunidade de falar e desenvolver a performance linguística. Quem sabe a partir desta possam surgir outras”, comemora.
Os interessados podem obter mais informações também pelo telefone 3315-1275.
Últimas notícias
Caio Bebeto diz que saúde é a pior pasta do Estado e afirma que setor 'vive na UTI'
Mulher é presa com drogas escondidas nas roupas íntimas no bairro Benedito Bentes
Jovem foi confundido com membro de facção e assassinado em Maceió, diz testemunha
Jovem trans desaparecida é encontrada morta em área de mata em Coqueiro Seco
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
