Assembleia Legislativa de AL emite nota sobre operação da Polícia Federal; veja
Segundo a PF, suposto esquema no órgão utilizava pessoas falecidas para desviar dinheiro
A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL) emitiu, na tarde desta quinta-feira (30), uma nota à imprensa sobre a Operação Sururugate, da Polícia Federal, que apura desvios de recursos públicos por meio da folha de pagamento de servidores do órgão. A casa foi alvo, nesta manhã, de ação de cumprimento de mandado judicial, referente a uma investigação circunscrita ao período de 2010-2013.
Segundo o superintendente da Polícia Federal de Alagoas, Bernardo Torres, durante a investigação, pessoas que eram utlizadas nos esquema sequer sabiam que eram funcionárias da Assembleia. “Cerca de R$ 5 milhões foram pagos a 41 pessoas que sequer sabiam que eram funcionárias da Assembleia. Cruzamos a folha do parlamento com a declaração de Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e do que a Caixa Econômica pagava e constatamos várias irregularidades”, disse Torres.
Confira a nota na íntegra:
A Assembleia Legislativa foi alvo, nesta manhã, de ação de cumprimento de mandado judicial, referente a uma investigação circunscrita ao período de 2010-2013. Preliminarmente, o Poder assim se manifesta:
2- Sobre a acusação de suposta presença de beneficiários do Bolsa Família na folha de pessoal, causa espécie a constatação da falta de integração e de acesso das demais esferas de poder ao cadastro do mencionado Programa, que é de responsabilidade federal. A restrição é tanta que o próprio Congresso Nacional já discute projeto de lei pelo qual garante ao cidadão o acesso a essa listagem;
3- A atual Mesa Diretora desconhece que tenha havido qualquer requisição administrativa, visando um confronto sistemático da folha de pessoal com o cadastro do Bolsa Família. Nos últimos tempos, vem atendendo, de pronto, diversos pedidos pontuais efetuados por órgãos de investigação;
4- Ao recomendar prudência em relação às informações extraídas de contexto, a atuai mesa Diretora, por fim, vê com naturalidade a ação investigativa. Afirma encontrar-se aberta à criação de novos mecanismos de controle interno e reitera o compromisso de colaborar com O esclarecimento da verdade.
Maceió, 30 de março de 2017.
Últimas notícias
Alagoas é 1º do NE a implantar fluxo Integrado de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza
Prefeitura de Maceió conduz ação integrada para fiscalizar motos aquáticas na orla
Defesa Civil reforça importância da manutenção elétrica para evitar incêndios residenciais
Adolescente colide moto em contêiner e veículo pega fogo no Vergel do Lago, em Maceió
Policial Civil de São José da Tapera falece após sofrer infarto
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
