SMTT irá orientar motoristas para implantação da Zona Azul
Passado o período educativo, a Zona Azul nos estacionamentos da região do Harmony vai passar a operar das 8h às 19h
Para orientar a população sobre o início da fiscalização da Zona Azul, no dia 08 de abril, a Prefeitura de Maceió dará início às ações educativas na próxima segunda-feira (03). A medida estabelece a rotatividade de automóveis em estacionamento de vias e espaços públicos da capital em áreas comerciais e de grande fluxo, evitando o parcelamento e uso inapropriado do espaço urbano por terceiros.
Toda a viabilidade técnica para o funcionamento da Zona Azul já foi finalizada com a proposta de priorizar o uso igualitário das vagas para que haja circulação dos carros e motos. Inicialmente, a equipe de Educação de Trânsito vai atuar com caráter educativo nos estacionamentos (bolsões) da Prefeitura no entorno dos edifícios Harmony Center e Le Monde, na Jatiúca, com as devidas sinalizações indicativas, para instruir os usuários sobre a Zona Azul.
Passado o período educativo, a Zona Azul nos estacionamentos da região do Harmony vai passar a operar das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h aos sábados. O valor cobrado será de R$ 2,50 por hora, podendo fazer o pagamento fracionado, de acordo com os minutos de permanência, a depender do meio de pagamento empregado: nos bolsões (grande áreas), o tempo máximo de permanência será de 4h e nas vias públicas, de 2h.
Decisão do TJ-AL
Em decisão publicada no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), em 22 de março de 2017, o presidente do órgão, desembargador Otávio Leão Praxedes, acolheu o recurso formulado pela Prefeitura de Maceió e pela (SMTT), autorizando a implantação da “Zona Azul” em Maceió.
Segundo a decisão, “o intuito primordial deste sistema de estacionamento é o de melhorar o trânsito, incentivando a população a utilizar mais os transportes públicos, evitando os crescentes congestionamentos de veículos motorizados particulares. Sem falar que, por meio da rotatividade, a disponibilização dos espaços públicos e de vagas de estacionamento se dá de forma mais democrática”.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
