Geral

Prefeitura apresenta projeto para novo centro pesqueiro no litoral norte

Situado no Litoral Norte da capital, o bairro de Pescaria é uma região onde, tradicionalmente, a economia gira em torno da atividade que dá nome ao local, habitado por cerca de três mil maceioenses

Por 7 segundos com assessoria 04/04/2017 14h02
Prefeitura apresenta projeto para novo centro pesqueiro no litoral norte
Situado no Litoral Norte da capital, o bairro de Pescaria é uma região onde, tradicionalmente, a economia gira em torno da atividade que dá nome ao local - Foto: reprodução

O projeto para a construção do Centro Pesqueiro foi elaborado pelas equipes de engenharia e arquitetura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), cujo titular da pasta, Gustavo Acioli Torres, esteve no bairro nessa segunda-feira (03) para apresentá-lo aos moradores. Durante a conversa, o secretário pontuou os benefícios gerados a partir da instalação do Centro Pesqueiro e ressaltou que a obra contempla não somente os pescadores, mas a comunidade em geral, já que traz maior visibilidade econômica e turística com a estrutura.

Situado no Litoral Norte da capital, o bairro de Pescaria é uma região onde, tradicionalmente, a economia gira em torno da atividade que dá nome ao local, habitado por cerca de três mil maceioenses.

Para fortalecer e valorizar o comércio, favorecendo ainda o desenvolvimento socioeconômico, em breve um novo equipamento público será instalado no bairro: o Centro Pesqueiro de Pescaria, que terá a estrutura adequada para atender aos moradores que sobrevivem da atividade, além de promover a preservação ambiental na região.

A partir da construção e funcionamento o local passa a movimentar a economia e irá trazer desenvolvimento na área do turismo e também em infraestrutura. Os  moradores que sobrevivem da atividade terão uma área estruturada, com boxes para a venda de produtos, um píer e uma marina para embarcações. 

Conforme o secretário, a obra vai ser executada e custeada pela construtora Marroquim Engenharia como parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o órgão e terá a ordem de serviço assinada nas próximas semanas.

O titular da Semds ressaltou, ainda, que a construção também engloba ações de educação ambiental. Aos moradores, o gestor contou que o Batalhão de Polícia Ambiental está realizando um levantamento sobre os danos causados à área de mangue em decorrência do descarte ambiental de resíduos e também da ocupação irregular, o que subsidiará a Secretaria no planejamento e execução de ações de preservação, atuando na conscientização e na orientação da população.