Capital

MP denuncia sete pessoas por assassinar e degolar vigilante no Benedito Bentes

Por 7 Segundos com MPE 04/05/2017 10h10
MP denuncia sete pessoas por assassinar e degolar vigilante no Benedito Bentes
Ministério Público do Estado de Alagoas - Foto: Cortesia

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), por meio da 55ª Promotoria de Justiça da Capital, denunciou, nesta quarta-feira (3), sete pessoas pela morte do vigilante Amaurílio da Silva Santos, que ocorreu em janeiro deste ano, na Grota São José, bairro do Benedito Bentes, em Maceió. Sem chance de defesa, a vítima foi assassinada por disparos de arma de fogo e a golpes de arma branca, pedradas e pauladas antes de ser decapitada.

Os alvos da ação penal são Bruno Diniz Barbosa, vulgo “Curió”; Márcio Campelo Moreira, vulgo “Tubarão”; Ítalo Hipólito dos Santos; José William Teixeira da Silva; Paulo Henrique Silva de Oliveira, vulgo “Paulinho”; Jonathan Kleverton Silva de Oliveira, vulgo “Dodo”; e Damião dos Santos Neves, vulgo “Pinguim”, que é o líder da organização criminosa. Os dois últimos estão foragidos, enquanto os demais se encontram presos preventivamente no Sistema Penitenciário de Alagoas.

Pesam contra os denunciados acusações de homicídio qualificado (motivo torpe, meio traiçoeiro e cruel e meio que dificulte a defesa da vítima), destruição e vilipêndio de cadáver, associação criminosa e corrupção de menores. Eles também respondem pela tentativa de homicídio contra Amaurílio e os pais dele, os caseiros Josilene da Silva Santos e Amauri Tavares, que ocorreu num momento anterior ao assassinato.

Segundo o MPE/AL, o grupo atuava no tráfico de drogas no Conjunto Cidade Sorriso, também no bairro do Benedito Bentes, sob o comando de Pinguim. Além dos nomes denunciados pela 55ª Promotoria de Justiça da Capital, mais quatro pessoas fazem parte da organização criminosa e atuaram no homicídio de Amaurílio. Entre eles, um adolescente e Wellington da Silva Souza, o “Etinho”, que foi o pivô do conflito e veio a falecer após confronto armado com a vítima, na tentativa de homicídio.

Entenda o caso: Bandido é baleado ao tentar assaltar sítio e filho de vigilante tem cabeça arrancada por vingançal