Acusada de matar taxista após assalto a motel vai a júri popular
Esmeralda da Silva e mais três denunciados teriam assassinado José Severino Leão, em 2011, após assalto a um motel
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas manteve a decisão que determina a realização de júri popular para a ré Esmeralda Elaine Bezerra da Silva, acusada de participar do homicídio do taxista José Severino Leão, em dezembro de 2011. Os desembargadores negaram o recurso contra a sentença de pronúncia da 5ª Vara Criminal de Maceió, em sessão na quarta-feira (3).
De acordo com a denúncia, a recorrente e mais três denunciados adentraram no Motel Lips, localizado na Ladeira do Óleo, em Maceió, e após algum tempo ligaram para a vítima, para que ela fosse buscá-los. Na sequência, amarraram os funcionários e roubaram objetos do local.
Durante a fuga, a recorrente teria iniciado uma discussão com o taxista e o atingido com uma garrafa de vidro. Em seguida, os demais acusados teriam agredido José Severino até a morte.
A decisão, de relatoria do desembargador Sebastião Costa Filho e acompanhada por unanimidade, determina que Esmeralda seja levada a julgamento popular por homicídio qualificado e roubo majorado. Por outro lado, os desembargadores despronunciaram a ré da acusação de formação de quadrilha.
“O crime de formação de quadrilha ou bando exige, para sua configuração, não somente serem mais de três os envolvidos, como também se apresentar a associação criminosa com característicos de estabilidade ou permanência, com o fim de perpetrar crimes”, fundamentou o relator, reconhecendo que essas condições não estavam demonstradas nos autos.
A defesa também pedia a despronúncia da ré no crime de homicídio, alegando falta de provas. O desembargador Sebastião Costa esclareceu que na pronúncia o juiz não deve fazer uma análise aprofundada do mérito, mas apenas avaliar se há convincentes indícios de autoria e prova de materialidade do delito.
“Para além dos depoimentos e declarações colacionados pelo magistrado quando da prolação da decisão de pronúncia, ressalto que os corréus apontaram a autoria delitiva também à ré, sempre mencionando a discussão inicial da vítima com a ora recorrente”, frisou o relator.
Além de Esmeralda, são acusados pelo crime Jocenildo Oliveira dos Santos, Charles Wanderlei da Silva e Keyth Alaina Silva.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
