AL está entre os cinco estados com menor cobertura de vacinação contra a gripe
A vacinação contra a gripe já começou em todo o Brasil e em Alagoas o número de pessoas vacinadas continua baixo. Os dados apontam que o Estado está entre os cinco com menor cobertura no Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau), apenas 17% da população recebeu as doses. As cidades que mais vacinaram foram Jequiá da Praia (53,7%), Belo Monte (50,2%) e Teotônio Vilela (49,2%).
De acordo com a Sesau, o objetivo é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, o que equivale a 698.589 pessoas, estipulado pelo Ministério da Saúde. Mas até o momento, apenas 17,7% da população alagoana foi vacinada, um total de 112.927. Entretanto, existem 19 municípios que ainda não digitalizaram os dados. Em Alagoas, a Secretaria confirma que, de janeiro até o momento, houve dois casos suspeitos de Influenza e outros nove foram descartados.
Nenhum público-alvo até o momento chegou a 50% de vacinação: crianças (14,69%); trabalhadores da saúde (35,55%); gestante (19,23%); Puérpera (18,98%); indígena (5,08%) e idoso (16,96%). No entanto, a Sesau afirma que a estimativa é que este percentual aumento durante o Dia D da campanha, que acontece no próximo sábado (13).
No Brasil
Técnicos do Ministério da Saúde (MS) estão preocupados com a pouca procura dos brasileiros pela vacina contra a gripe. Até a segunda-feira (8) os dados indicavam que apenas 27,5% do público-alvo ainda não havia se vacinado em todo o Brasil. A previsão é que 54,2 milhões de brasileiros devem tomar a vacina. No Nordeste o índice de cobertura é de apenas 19,5%.
Conforme informações do MS a situação é anormal nos estados do Piauí (10,1%); Pará (11,4%); Mato Grosso do Sul (11,6%); Roraima (12,1%) e Alagoas (17,7%). Já os estados com maior cobertura são Paraná (53,1%), Rio Grande do Sul (47,2%) e Santa Catarina (43,3%).
O Ministério da Saúde estipulou para o próximo dia 26 o último dia de vacinação, porém o Dia D de vacinação no país, que acontece no sábado (13), quando se espera levar aos postos às pessoas que fazem parte do público-alvo para a imunização.
Três subtipos
A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses foram distribuídas aos estados para a vacinação que teve início no último dia 17 de abril.
Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.
O que é necessário levar
As pessoas que irão se vacinar devem portar o Cartão Nacional de Vacinação. No caso dos trabalhadores da saúde o contracheque e/ou carteira da entidade a que representa o profissional (exemplo: médico, deve portar a carteira do Cremal ou da Sociedade de Medicina com o CRM). No caso dos professores o contracheque, os portadores de doenças crônicas um documento expedido pelo médico e as crianças menores de cinco anos a certidão de nascimento.
Últimas notícias
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
