Saúde

AL está entre os cinco estados com menor cobertura de vacinação contra a gripe

Por 7 Segundos com Ministério da Saúde 10/05/2017 12h12
AL está entre os cinco estados com menor cobertura de vacinação contra a gripe
Apesar dos números baixos, a Sesau estima que o percentual aumente no Dia D da Vacinação - Foto: Ilustração/ Internet

A vacinação contra a gripe já começou em todo o Brasil e em Alagoas o número de pessoas vacinadas continua baixo. Os dados apontam que o Estado está entre os cinco com menor cobertura no Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau), apenas 17% da população recebeu as doses. As cidades que mais vacinaram foram Jequiá da Praia (53,7%), Belo Monte (50,2%) e Teotônio Vilela (49,2%).  

De acordo com a Sesau, o objetivo é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, o que equivale a 698.589 pessoas, estipulado pelo Ministério da Saúde. Mas até o momento, apenas 17,7%  da população alagoana foi vacinada, um total de 112.927.  Entretanto, existem 19 municípios que ainda não digitalizaram os dados.  Em Alagoas, a Secretaria confirma que, de janeiro até o momento, houve dois casos suspeitos de Influenza e outros nove foram descartados. 

Nenhum público-alvo até o momento chegou a 50% de vacinação: crianças (14,69%); trabalhadores da saúde (35,55%); gestante (19,23%); Puérpera (18,98%); indígena (5,08%) e idoso (16,96%). No entanto, a Sesau afirma que a estimativa é que este percentual aumento durante o Dia D da campanha, que acontece no próximo sábado (13). 

No Brasil 

Técnicos do Ministério da Saúde (MS) estão preocupados com a pouca procura dos brasileiros pela vacina contra a gripe. Até a segunda-feira (8) os dados indicavam que apenas 27,5% do público-alvo ainda não havia se vacinado em todo o Brasil. A previsão é que 54,2 milhões de brasileiros devem tomar a vacina. No Nordeste o índice de cobertura é de apenas 19,5%. 

Conforme informações do MS a situação é anormal nos estados do Piauí (10,1%); Pará (11,4%); Mato Grosso do Sul (11,6%); Roraima (12,1%) e Alagoas (17,7%). Já os estados com maior cobertura são Paraná (53,1%), Rio Grande do Sul (47,2%) e Santa Catarina (43,3%).

O Ministério da Saúde estipulou para o próximo dia 26 o último dia de vacinação, porém o Dia D de vacinação no país, que acontece no sábado (13), quando se espera levar aos postos às pessoas que fazem parte do público-alvo para a imunização. 

Três subtipos

A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses foram distribuídas aos estados para a vacinação que teve início no último dia 17 de abril.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

O que é necessário levar 

As pessoas que irão se vacinar devem portar o Cartão Nacional de Vacinação. No caso dos trabalhadores da saúde o contracheque e/ou carteira da entidade a que representa o profissional (exemplo: médico, deve portar a carteira do Cremal ou da Sociedade de Medicina com o CRM). No caso dos professores o contracheque, os portadores de doenças crônicas um documento expedido pelo médico e as crianças menores de cinco anos a certidão de nascimento.