Após 'Dia D', vacinação contra Influenza imuniza 35% do público alvo em Maceió
Vacina está disponibilizada em 28 unidades de saúde, além de postos volantes da capital
Mais de 35% do público-alvo, estimado em 173 mil pessoas, foram vacinados contra a gripe na capital alagoana. Os dados foram atualizados após o 'Dia D', que aconteceu no último sábado (13), em todo o país. Aqueles que não se vacinaram poderão procurar, até o dia 26 de maio, uma das 28 unidades de saúde da capital, além de postos volantes montados em shoppings e supermercados.
De acordo com o Ministério da Saúde, Arapiraca é cidade que teve melhor desempenho na vacinação, com uma cobertura vacinal de 45,26% do público alvo. Maceió aparece em segundo lugar, com um total de 35,05% das imunizações. Em seguida aparecem os municípios de Novo Lino (23,12%); Canapi (16%). Cajueiro é o município que apresenta o menor desempenho até o momento, com apenas 14,12% da população imunizada.
A campanha tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas com até 45 dias pós parto, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (na faixa etária dos 3 aos 59 anos, mediante apresentação de comprovação médica) e professores das redes pública e privada.
A expectativa da Sesau é vacinar pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, garantindo uma cobertura vacinal satisfatória, como a de 2016, que alcançou 96%. "Com isso, atingiremos o objetivo da campanha, de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nessa população, que apresenta um quadro de maior suscetibilidade à doença”, disse a gerente de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.
Gripe
Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.
Veja também
Últimas notícias
Penedo recebe laboratório de formação audiovisual para jovens e amplia protagonismo no cinema
Deputado Federal Fabio Costa reforça apoio à Santa Casa e anuncia novos investimentos
Homem é morto após ter casa invadida por homens encapuzados no município de Palestina
CAPS de Penedo celebra Dia das Mães com acolhimento, autoestima e cuidados para usuárias do serviço
Menina de 9 anos chora ao falar sobre Dia das Mães ao vivo e viraliza
Alvo de críticas, Pilili conquista “geração TikTok” e ganha carinho dos jovens
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
