Previsão para Alagoas é de chuva moderada até quinta-feira (1º)
Meteorologista alerta que apesar da baixa intensidade é preciso manter atenção

A previsão do tempo para esta terça-feira (30) e para os próximos dois dias é de chuva moderada na região Metropolitana, Zona da Mata, Baixo São Francisco e em toda a faixa litorânea de Alagoas. A informação é da Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Dessa forma, a tendência é que o nível dos rios e lagoas deve continuar a baixar.
O meteorologista da Sala de Alerta, Vinícius Pinho, entretanto, faz uma ressalva: todos precisam permanecer em alerta com total atenção às áreas vulneráveis em Alagoas. De acordo com ele, apesar da chuva não ser tão intensa quanto à anterior, elas podem continuar causando transtornos, isso porque o solo está bastante saturado, principalmente na região Metropolitana.
O comunicado da Sala de Alerta já foi devidamente repassado à Defesa Civil Estadual e ao Gabinete do Governador. Deve-se dar atenção especial às áreas de encosta, pois o solo encontra-se saturado e instável.
Segundo o meteorologista, nesta terça, na região Metropolitana, Zona da Mata, no Baixo São Francisco e em toda a faixa litorânea haverá variação de nebulosidade com poucos períodos de sol, além de possibilidade de chuva leve, fraca, em alguns momentos do dia, intercalada por momentos de tempo seco.
“Na quarta-feira (31), teremos tempo instável com chuva no Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata. No Agreste, possibilidade de chuva em períodos isolados do dia. Nas outras regiões não há previsão de chuvas. Já na quinta-feira, a mesma coisa: tempo instável com chuvas no Litoral, na Zona da Mata e no Baixo São Francisco”, informou Vinícius Pinho.
Rios e lagoas
O gerente de Operações da Semarh, José Gino de Oliveira, informa que os rios baixaram consideravelmente, sobretudo o Paraíba e o Mundaú. As exceções são o Jacuípe, no município de mesmo nome, e o Manguaba, em Porto Calvo, ambos na região Norte, que ainda permanecem com o nível elevado.
“O Jacuípe está baixando, em média, de sete a oito a centímetros por hora. Já o Manguaba chegou a subir cinco metros e baixou um metro e meio”, acrescentou.
“Já as lagoas já baixaram consideravelmente também, sobretudo a Manguaba, porém o nível ainda está com cerca dois metros de elevação”, revelou José Gino .
Todo o monitoramento acerca das chuvas e dos níveis dos rios e lagoas ocorre diariamente, assegura a Sala de Alerta da Semarh.
Veja também
Últimas notícias

Procon se une à Sefaz e à Vigilância Sanitária Estadual para combater bebidas adulteradas no estado

MPF cobra esclarecimentos sobre morte de peixes-boi em Porto de Pedras e prorroga investigação ambiental

Com apoio de Cunha, Núcleo de Aprendizagem Rural e Cozinha Comunitária recebem equipamentos

MPF articula medidas preventivas para proteger peixes-boi durante obras na AL-101 Norte

Desafio dos professores é chamar atenção dos estudantes durante aulas

CPMI do INSS vai analisar convocação de irmão de Lula na próxima quinta
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
