Jovens e negros são as maiores vítimas da violência em AL, revela Atlas da Violência
Dados do Atlas da Violência 2017 foram divulgados na manhã desta segunda-feira (05)
Alagoas se destaca como o estado que mais matou jovens e negros, com idade entre 15 e 29 anos em 2015. É o que aponta o Atlas da Violência 2017, divulgado nesta segunda-feira (05), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
No ano de 2015, o Brasil contabilizou uma taxa de homicídios de 28,9 a cada 100 mil habitantes. Ao todo, foram 59.080 homicídios registrados. O número representa um aumento de 10,6% desde 2005. Já em Alagoas, a taxa de homicídios entre negros é 10 vezes maior que a de não negros. Em 2015, cerca de 68,2 homicídios por 100 mil habitantes negros foram registrados.
Por outro lado, o estudo mostra que com relação às mortes ocorridas por arma de fogo, Alagoas apresentou uma queda de 18,7% entre os anos de 2014 e 2015.
Brasil
Os jovens de 15 a 29 anos são as principais vítimas de homicídio no Brasil e, entre 2012 e 2015, mais de 30 mil pessoas nessa faixa etária foram assassinadas por ano no país. Apesar de 2015 ter registrado uma queda de 3,6% em relação a 2014, o número de jovens mortos continuou acima dos 30 mil, com 31.264. A situação se repete desde 2012 e atingiu o pico de 32.436 em 2014.
De 2005 a 2015, o número de jovens mortos no país cresceu 16,7%. Enquanto a taxa de homicídios da população em geral é de 28,9 casos para cada 100 mil habitantes, entre os jovens a proporção é de 60,9 casos. Dentro dessa faixa etária, as principais vítimas são os homens jovens. Entre eles, a taxa de homicídios chega a 113,6 casos por 100 mil habitantes. O problema se agrava em alguns estados, onde a taxa pode ser o dobro da nacional.
Veja também
Últimas notícias
Senador Renan Calheiros prestigia lideranças em Sessão Solene em Cajueiro
Colisão frontal é registrada na ladeira do Catolé em Maceió
Ong Missão Pets realiza bazar beneficente no pátio da Paróquia Cristo Redentor em Arapiraca
Homem é morto e outro fica ferido em confronto com a polícia na Avenida Miguel Correia de Amorim em Arapiraca
Prefeitura de Maragogi define reajuste salarial para servidores da Educação e estabelece calendário de pagamento
Aos 35 anos, influenciadora afirma ter orgulho de ainda ser virgem
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
