Maceió apresenta redução de 28,9% na taxa de homicídios, aponta ONG mexicana
Capital reduziu 19 posições na ranking segundo o Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal
A capital alagoana se afasta do topo da lista das cidades mais violentas do mundo. Entre os anos de 2014 a 2016, Maceió caiu 19 posições no ranking elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, responsável pela elaboração da lista das 50 cidades mais violentas do mundo.
A redução da taxa de homicídios em Maceió por grupo de 100 mil habitantes, nos últimos três anos, foi de 28,98%. O último levantamento da ONG, divulgado no último dia 06 aponta que a capital alagoana saiu do 18º lugar em 2015 – início do governo Renan Filho – para a 25ª posição em 2016, se afastando do topo do ranking negativo.
“Nós temos feito uma cruzada em defesa e promoção da paz. Nossa capital Maceió vem perdendo muitas posições nesse ranking da violência internacional”, afirma o governador Renan Filho.
Por outro lado, no último ano da gestão do governador Teotonio Vilela Filho, em 2004, a capital chegou a figurar no topo dessa tenebrosa lista como a cidade mais violenta do Brasil e a 6ª mais violenta do mundo, com uma taxa de 72,91 mortes por grupo de 100 mil habitantes.
“Era uma coisa que me incomodava muito ver Maceió em 6º lugar entre todas as cidades com mais de 300 mil habitantes em violência no mundo. Isso era um dado muito negativo. Maceió vem perdendo posições; já estamos na 25ª, e queremos cair mais. Isso significa que o trabalho do governo do Estado, em fortalecer as ações de segurança, tem trazido números positivos”, complementou o governador.
Na contramão, ficaram outras capitais nordestinas que registraram elevação da taxa de homicídios, a exemplo de Natal, que era a 13ª mais violenta do mundo em 2015 e passou a ser 10ª em 2016. Belém ficou em 11º lugar na lista negativa; antes ocupava a 26ª posição. Aracaju saiu de 38º em 2015 para 12ª colocação em 2016, se tornando a terceira cidade mais violenta do Brasil e se aproximando do topo do ranking negativo.
Já Recife subiu nove posições e hoje ocupa o 28º lugar. O Estado, de uma forma geral, padece, sobretudo, com assaltos e explosões a bancos, além de ataques a carros-fortes que transportam valores. Ainda conforme o levantamento, o Brasil foi o país com o maior número de cidades entre as 50 mais violentas do mundo em 2016.
Últimas notícias
Arthur Lira lança pré-candidatura ao Senado no dia 20 em Maceió em grande encontro com lideranças
Amigos Secretos: veja como funciona a nova ferramenta do Instagram
Mulher é presa após golpear filha com um facão em Arapiraca; ela estaria sob o efeito de drogas
PSB cobra reciprocidade do PT e pressiona por apoio a Alckmin
“Toque de recolher” em encontro romântico faz homem cancelar date
[Vídeo] “Com quem será?”: pai saca arma em festa da filha e divide a web
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
