Política

STF absolve Marx Beltrão de acusação de falsidade ideológica

Com a absolvição, Beltrão permanece no ministério e poderá se candidatar no ano que vem

Por 7 Segundos com assessoria 06/06/2017 15h03
STF absolve Marx Beltrão de acusação de falsidade ideológica
Marx Beltrão, que comanda o Ministério do Turismo, diz que atritos entre EUA e México são oportunidade para que Brasil atraia turistas americanos - Foto: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

O ministro do Turismo, Marx Beltrão foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (6) onde foi interrogado por causa da acusação de falsidade ideológica, crime que teria sido realizado na época em que ainda era prefeito de Coruripe.

A Primeira Turma inocentou por unanimidade o ministro do Turismo, Marx Beltrão, no processo alegando que Marx é inocente e não agiu por má-fé ao prestar, com base em documentos técnicos, informações equivocadas ao Ministério da Previdência.

O ministro teria falsificado comprovantes da Previdência para não perder os repasses de verbas federais. A Justiça entendeu que não houve o crime e o absolveu.

O ministro disse que que a acusação foi usada para lhe prejudicar na política e que graças as instituições sólidas e confiáveis no país conseguiu encerrar a discursão.

Acusação

O ministro respondia ação por ter encaminhado ao Ministério da Previdência informações equivocadas com base em documentos repassados pela equipe técnica sobre a quitação das parcelas do INSS dos servidores municipais. Tão logo o erro foi identificado, os pagamentos atrasados foram feitos sem prejuízos ao erário.